Minimize

Perspetiva feminina sobre o universo cabo-verdiano será protagonista no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sôr

De 14 de Dezembro até 11 de Janeiro, a perspetiva feminina sobre o universo cabo-verdiano será protagonista no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sôr. Com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, e sob o alto patrocínio da Presidência da República de Cabo Verde, o Festival Sete Sóis Sete Luas leva ao Alentejo a pintura de Cabo Verde, numa exposição que valoriza as artistas femininas oriundas do arquipélago africano.

A relação entre o Festival e a República de Cabo Verde remonta a 1998, quando iniciou a frutífera cooperação cultural entre estas duas realidades. A partir desse ano, Cabo Verde tornou-se um dos destinos mais importantes para o projeto de intercâmbio artístico internacional realizado pelo Festival, tanto que Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, em 2012 tornou-se o Presidente Honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas. No âmbito deste projeto internacional, o Centrum SSSL de Ponte de Sôr vai receber a exposição coletiva “Arte de Cabo Verde no Feminino”, onde participam Nela Barbosa, Olga Kuktxenco, Leomar (Leontina Ribeiro) e Paulo Sousa (Cabo Verde).

Durante um mês estarão expostas 20 obras de pintura que reconstroem o universo de Cabo-Verde a partir do ponto de vista feminino; figuras tribais pontilhadas com elegância rendem homenagem à força evocativa das cores de Cabo Verde, utilizadas de maneira diferente por cada artista, explorando novos códigos poéticos. A pintora Leomar estará presente durante a inauguração.

Por trás das obras de Leomar esconde-se Leontina Ribeiro, engenheira civil e, antes de tudo, mulher cabo-verdiana. São poucas as mulheres cabo-verdianas na pintura em contraste com os pintores, mas Leontina é otimista, afirmando o potencial cultural das mulheres de Cabo Verde. O ecletismo artístico contemporâneo de Leontina refere-se com elegância ao universo feminino, e homenageia através das cores as atmosferas de Cabo Verde. A sua pintura é “um desafio e carateriza-se por ser alegre, de alto contraste, com contraposição de cores vibrantes e intensas, fortes e selvagens” e ao mesmo tempo harmoniosas. Numa palavra: femininas

A sua experiência de mulher, o seu povo e a sua terra guiam-na nas pinceladas e nos traços que ela deixa sobre a tela, utilizando a pintura para explorar e investigar sobre as suas origens crioulas. Nos dias antecedentes à inauguração, Leomar realizará laboratórios de criatividade com os alunos das escolas de Ponte de Sôr.

Nos mesmos dias o artista marroquino Ilias Selfati, cuja exposição teve lugar no Centrum SSSL de Ponte de Sôr de 4 a 25 de Maio 2013, recuperará os laboratórios que não foram realizados em Maio.

A inauguração está marcada para dia 14 de Dezembro às 17h00, com a presença da artista Leontina Ribeiro.


Programa:

“Arte de Cabo Verde no Feminino” de 14 de Dezembro a 11 de Janeiro

Centrum SSSL/Centro de Artes – Ponte de Sôr

Todos os dias (exepto domingos e feriados)

9h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00

Inauguração: 14 de Dezembro, 17h00 com a presença da pintora Leomar

ENTRADA LIVRE

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.