Xanana Gusmão visita Cabo Verde pela segunda vez

O Primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, inicia esta quarta-feira, 11, uma visita à Cabo Verde, após passar por São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau. Da agenda de visita do chefe do Governo timorense deverá estar o reforço das relações com Cabo Verde e a preparação da Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a acontecer em meados de Julho em Dili, na capital timorense.

Em Cabo Verde, Xanana, que estará acompanhado delegação timorense, irá entregar ao Presidente da República e ao Primeiro-ministro um convite para participarem na cimeira de chefes de Estado e de Governos da CPLP que este ano acontece em Dili, sob o lema "CPLP e a Globalização". A cimeira de Díli deverá ser histórica. É que Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência rotativa da organização e a Guiné Equatorial pode vir a ser admitida como Estado-membro.

Além da Guiné Equatorial a Índia, o Japão e a indonésia já manifestaram interesse aproximar desta organização lusófona, o que mostra o amadurecimento, a importância e o crescimento que o bloco está a ganhar internacionalmente. Recorda-se que esta é a segunda visita de Xanana Gusmão à Cabo Verde. A primeira vez foi em 2000, quando era Presidente da República Timor-Leste. Fonte – A Semana

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.