Enter Title

Minimize

SEMANA DA JUVENTUDE ARRANCA SOB O LEMA "JOVENS EMAÇÃO, CONTRUINDO SOLUÇÕES"

 

A edição deste ano da Semana da Juventude arranca na próxima terça-feira, 07, com um variado programa de atividades, centrado fundamentalmente em conversas abertas, mas também em atividades culturais, agendadas para ao primeiro e último dia.

O encontro prolonga-se até 12 de agosto, ocasião em que se assinala o Dia Internacional da Juventude, e que conta, em princípio, com a presença do Presidente
da República, Jorge Carlos Fonseca.

 

 

  
A Sessão de Abertura conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos Monteiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Beto Alves, bem como de um momento musical.

 

 

  
Do programa constam Conversas Abertas com temas como Juventude Hoje – Oportunidades e Desafios; Família e Afetividade; Os Jovens, a Violência e o Consumo de Drogas; Juventude e Arte como Fator de Mudança; Igualdade e Equidade de Género; Juventude e Ativismo Digital; Movimento Rastafári e Saúde Sexual e Reprodutiva.

 

 

  
Jovens são o presente!

 

 

  
Os jovens não são apenas o nosso futuro, eles são o nosso presente. Eles formam a geração mais conectada, mais sincera e mais aberta a outras opiniões que o mundo já viu, em todas as gerações. Eles são poderosos agentes de mudanças positivas, essenciais para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

 

  
É com este propósito que o Pelouro da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Santa Catarina, dentro do seu plano de atividades, instituiu a comemoração do Dia Internacional da Juventude no Município, que se assinala a 12 de agosto.

 

 

  
Comemorar uma semana dedicada aos jovens, com o fito de aproximá-los cada vez mais, unindo-os na procura de soluções para os problemas que os afligem e dandolhes oportunidades de poderem participar na construção das possíveis alternativas para a sociedade santacatarinense.

 

 


Este ano, em sua segunda edição, atendendo à solicitação por parte da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Juventude, vai-se assinalar o Dia Internacional da Juventude com um âmbito nacional, envolvendo todos os municípios da ilha de
Santiago, numa grande Assembleia de Jovens onde se prevê a participação de cerca de 1.500 jovens.

 

 


Subordinada ao lema “Jovens em ação, construindo soluções”, a Semana da Juventude reúne cerca de 100 jovens líderes de grupos e associações juvenis de diferentes localidades, debatendo abertamente temas da atualidade local e nacional, desvendando caminhos à procura das soluções, num ambiente de total informalidade e participação cívica, conhecendo melhor o concelho e as suas dificuldades.

 


É nesta perspetiva que consideramos não ser suficiente termos esperança por um futuro melhor, esperando que as coisas aconteçam, mas sim agir agora, uma vez que as mudanças surgem com as nossas ações.
O facto de termos otimismo e confiança não significa que subestimemos os desafios futuros. Hoje, muitos jovens vivem em países menos desenvolvidos e carregam os pesados fardos dos conflitos e da pobreza, pelo que não pode haver desenvolvimento sustentável se os jovens permaneceram à margem do processo evolutivo.

António Alte Pinho

 

Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem

 

VER PROGRAMA

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.