SOFIA SEMEDO EXPÕE “MUDJERES DE SANTA CATARINA”

SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

 

A partir desta quarta-feira, 26, e até ao final deste ano, 31, a artista plástica Sofia Semedo expõe “Mudjeres de Santa Catarina” no Centro Cultural Norberto Tavares.

 


Filha de pais caboverdianos, Sofia Semedo nasceu em Portugal, na cidade Lisboa, tendo percorrido a sua vida no seio da comunidade caboverdiana, assimilando a forte cultura crioula que ali se faz sentir pese embora a voragem dos tempos e a influência que outras culturas têm nos mais novos.

O espírito de aventura e a vontade de vivenciar outras culturas levaram-na, aos dezoito anos, a conhecer a Holanda, fixando-se em Roterdão, uma cidade onde ainda vive, aproveitando para explorar a sua identidade crioula e identificando-se cada vez mais com Cabo Verde.

Influenciada pela cultura europeia e africana, Sofia Semedo manifesta, desde muito jovem, a sua ligação afetiva e cultural a Cabo Verde e a sua maior inspiração vem do arquipélago, um facto aliás bem visível na sua pintura.

 Autodidata, mas nem por isso revelando menos qualidade, Sofia expressa-se através do óleo e do acrílico sobre tela, tendo nas mulheres, neste caso as do interior de Santiago, a sua maior fonte de inspiração.

O objetivo da artista é claro: mostrar em Cabo Verde e lá fora a beleza, a cultura e o dia-a-dia do povo caboverdiano, o que tem feito ao longo dos últimos dez anos, participando em muitas exposições individuais e coletivas em várias galerias de arte.

Ainda recentemente, participou com as suas obras numa exposição de artes plásticas que assinalou a visita oficial de Jorge Carlos Fonseca à Holanda. Uma exposição que foi visitada pelo Chefe de Estado caboverdiano e pelo monarca holandês, Willem Alexander.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.