SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO DA I SEMANA DA QUALIDADE

INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE BETO ALVES

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

 

 

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

Boa tarde a todas e a todos
Senhor Primeiro Vice-presidente da Assembleia Nacional
Senhor Presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual
Senhor Presidente da Assembleia Municipal
Senhoras e Senhores Eleitos Municipais
Senhoras e Senhores Vereadores
Senhoras e Senhores Representados dos Serviços Desconcentrados do Estado
Prezados Parceiros desta Semana da Qualidade
Caras Amigas e Caros Amigos
Minhas Senhoras e Meus Senhores

 

Parece-me não ser excessivo dizer aqui, claramente, que esta nossa 1ª Semana da Qualidade se saldou pelo êxito. Cumprimos, no essencial, todos os objetivos traçados e estamos agora melhor armados para dar corpo ao nosso desígnio em fazer de Assomada e de Santa Catarina espaço de implementação de uma nova cultura de rigor, de responsabilidade e de qualidade.

 

Uma cultura que se manifeste, naturalmente, naquilo que é do domínio privado – das empresas -, mas que ouse, também, estender-se ao apoderamento dos poderes públicos, à eficácia e eficiência dos nossos serviços, e que mobilize cada um e cada uma, todas e todos, neste novo rumo que traçamos em 2016 e que se traduz numa nova largada rumo ao progresso e ao desenvolvimento.

Durante estes dias ouvimos e partilhamos, debatemos e polemizamos com a ajuda do que de melhor podemos encontrar na massa cinzenta caboverdiana. E foi para mim uma agradável surpresa e um revigorante elixir de confiança constatar a juventude dos quadros que por aqui passaram.

 

A qualidade das suas intervenções são, para além da nossa aprendizagem, um estímulo para acreditarmos que Cabo Verde - pese embora a escassez dos seus recursos - conta com um escol de quadros que nos permite perspetivar que estamos em condições de alavancar este país para patamares que, anos atrás, dificilmente poderíamos vislumbrar.

 

Outra nota que me parece importante reside na circunstância de a maioria dos participantes serem mulheres (particularmente jovens) - mulheres quadros. E isso constitui um sinal muito positivo, demonstrando que, cada vez mais, as mulheres estão a ocupar o seu espaço, a afirmar as suas capacidades e, por outros meios, continuam a levar este país às costas, empurrando-o para cima e constituindo exemplo para toda a Nação caboverdiana.

 

As mulheres de Cabo Verde e as mulheres de Santa Catarina são uma grande inspiração para esta equipa municipal e são, como aliás já tínhamos afirmado noutra ocasião, o motor central da nova largada de progresso e desenvolvimento!

 

Outro dado importante prende-se com a exposição mediática de Santa Catarina. Durante toda uma semana o nosso Município teve lugar de destaque na imprensa, na televisão, na rádio e nas redes sociais, o que constitui um sinal claro de que, no arquipélago e na diáspora, Santa Catarina conta, deixou de ser um obscuro lugar no mapa e está a ser vista como um espaço de mobilização, empreendimento, desenvolvimento e confiança, constituindo-se em exemplo de capacidade de transformação e de superação para toda a Nação.

 

Garantimos fazer tudo para resgatar o orgulho de ser santacatarinense.

 

Perdoem-me a imodéstia mas é uma evidência: aumentamos a nossa autoestima pessoal e coletiva e, a partir de agora, não há ninguém que nos pare, não há nada neste mundo que possa obstar ao caminho que traçamos, nenhuma força, por mais poderosa que seja, pode impedir a nossa caminhada.

 

Sinto um imenso orgulho por ser desta terra de gente lutadora, de guerreiras e de guerreiros, e é um privilégio poder estar aqui para vos servir!

 

A 1ª Semana da Qualidade – o primeiro evento deste género realizado em Cabo Verde – está a fechar portas, após vários dias de trabalho intenso, de partilha de experiências e de absorção de conhecimentos.

 

Estamos muito gratos aos nossos parceiros: o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, a Inspeção Geral das Atividades Económicas, a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares e a Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago.

Todas estas instituições são parceiras de hoje e no futuro. Contamos convosco e contem connosco, agora e sempre!

 

Mas permitam-me uma nota mais pessoal, uma coisa mais caseira, daqui da nossa Santa Catarina. Senhor Presidente da ACAISA, umas breves palavras de um santacatarinense para outro santacatarinense: vamos dar mais força à nossa parceria, conto - e contamos - com o engajamento de todas as empresárias e de todos os empresários para levarmos esta terra para a frente, para trilharmos novos caminhos de progresso e desenvolvimento. Juntos, ninguém nos segura! Valeu o desafio?

 

Algumas palavras, também, para os quadros santacatarinenses, para os que vivem nesta terra e para os que estão noutras paragens: contamos com todos vós, independentemente das opções políticas e ideológicas, para chegarmos a bom porto neste grande desígnio em fazer de Santa Catarina um cadinho forte e firme do nosso Cabo Verde de esperança. Porque juntos ninguém nos segura!

 

Uma palavra, ainda, para toda a Região de Santiago Norte, uma palavra que dirijo a todos os meus colegas presidentes de câmara, a todos os detentores de cargos públicos, bem assim a todas e todos os que aqui nasceram ou aqui decidiram viver: este é o momento, esta é a hora de unirmos esforços, de trabalharmos juntos para fazermos desta região um grande motor de desenvolvimento. Não podemos perder as oportunidades, não podemos toldar-nos pela inércia. É este o momento, minhas amigas e meus amigos.

 

Saímos daqui com a confiança redobrada, mas também com uma responsabilidade acrescida. A Semana da Qualidade veio para ficar e, para o ano, vamos realizar uma nova, melhor, maior e ainda mais bem organizada edição. Para isso, temos de trabalhar incansavelmente, planificando, antevendo, mobilizando apoios e patrocínios, engajando ainda mais expositores e participantes. Conto com os nossos parceiros e com toda a estrutura municipal para alcançarmos este objetivo.

 

Minhas Senhoras e meus Senhores

Prezadas amigas e prezados amigos

 

Perdoem-me ter-vos roubado tanto tempo, mas há coisas que não podemos guardar, que temos de dizer no momento certo. E este é o momento.

 

NU FAZI!

SANTA CATARINA RIBA LA!

 

Muito obrigado a todas e a todos

 

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.