SANTO ANTÃO: EMPRESA INTERMUNICIPAL VAI OPTIMIZAR A DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NOS TRÊS MUNICÍPIOS

 

 

 

A empresa intermunicipal Águas de Santo Antão, que será operacionalizada em 2019, vai contribuir para a optimização do sistema de distribuição de água nos três municípios desta ilha, conforme a Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA).

  

Esta associação está a trabalhar com o Governo, através da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), na implantação dessa empresa, que resultará da fusão dos serviços autónomos de água dos três municípios de Santo Antão.

O processo de criação dessa empresa intermunicipal de água, iniciado há, pelo menos, cinco anos, no quadro das reformas do sector de água, em Cabo Verde, fica, assim, concluído no início do próximo ano, medida que, segundo os municípios, trará “maior eficiência e eficácia ” na gestão do sector de água nesta ilha, além do impacto na diminuição dos custos de água.

O presidente da AMSA, Orlando Delgado, é de opinião que a criação da empresa Águas de Santo Antão vai contribuir para “optimizar a questão de distribuição” que é co-financiada pelas câmaras municipais.

Uma equipa da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) esteve, nos princípios deste mês de Dezembro, em Santo Antão para discutir com os municípios a operacionalização da empresa, já em 2019.

Além da criação de Águas de Santo Antão, foi ainda analisada a questão relativa ao licenciamento dos pontos de águas, no quadro desse processo.

As ilhas com mais de um município estão sendo dotadas de empresas intermunicipais de água, num projecto semelhante ao que se verificou em Santiago (Águas de Santiago), inspirado da empresa Aguabrava (Fogo e Brava).

No caso de Santo Antão, a criação de Águas de Santo Antão constitui “um desejo” dos autarcas desta ilha, expresso num memorando de entendimento assinado com o Governo, já há alguns anos.

São Nicolau é outra ilha onde deverá ser criada, também, uma empresa intermunicipal para se encarregar da problemática de água.

 

 

FONTE: SAPONOTÍCIAS

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.