SANTA CATARINA: FAMÍLIAS DE QUATRO POVOADOS CONTEMPLADAS COM LIGAÇÃO DOMICILIÁRIA DE ÁGUA

 

São Filipe, 17 Dez (Inforpress) – Aproximadamente 80 famílias mais desfavorecidas das localidades de Tinteira, Monte Escora, Figueira Pavão e Fonte Aleixo, no município de Santa Catarina, beneficiaram de ligação domiciliária de água.

O programa de ligações domiciliárias de água foi co-financiado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Câmara Municipal e a empresa Águabrava e, segundo o director/delegado desta empresa, José Rodrigues, ao todo foram contempladas 400 famílias, consoante a previsão inicial do programa.

As famílias dos povoados de Monte Escora e Tinteira só agora beneficiaram da ligação, assim como parte das famílias das localidades de Fonte Aleixo e Figueira Pavão, aonde já tinham sido realizadas outras ligações anteriormente.
Com estas ligações, a taxa de cobertura de abastecimento de água em Santa Catarina, que em 2005 era de 10 por cento (%), passa agora para 76% .
Com a conclusão de outros projectos em curso a taxa será superior a média nacional, neste momento de 88%, ficando apenas a localidade de Cabeça Fundão descoberta pela rede de abastecimento de água.

José Rodrigues disse que o programa co-financiado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias previa a ligação de 1.000 ligações domiciliárias nos três municípios, beneficiando mais de 4.00 pessoas, sendo que o grosso das ligações estava concentrados nos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo e uma pequena parte para o de São Filipe.

Para Santa Catarina, o número previsto, superior a 400, foi atingindo, faltando neste momento concluir as ligações nos Mosteiros, o que vai depender da implementação do projecto de extensão da rede de abastecimento de água de Campanas de Baixo (São Filipe) até Relva/Achada Grande e Corvo, extremo sul do município dos Mosteiros, cobrindo igualmente a zona norte (Atalaia, Ribeira Ilhéu e Rocha Fora), financiado pelo MCA.

Na primeira fase e para a ligação domiciliária a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entrou com 12.500 contos para as 1.000 ligações, correspondente ao kit contendo contador, válvulas e outros materiais exigidos pela Águabrava para fazer as ligações.

José Rodrigues disse que existe um pré-acordo com a Igreja para o co-financiamento de mais 1.000 ligações, cobrindo os povoados situados entre Inhuco e Campanas de Cima no município de São Filipe, cuja rede de abastecimento vai beneficiar mais de cinco mil pessoas.

JR/JMV

 

Inforpress/Fim

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.