SANTA CATARINA DE SANTIAGO: MARCHA PELA IGUALDADE ASSINALA 8 DE MARÇO

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

A Marcha pela Igualdade assinala o Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, e constitui o ponto mais alto da Programa�ão das Comemorações de Março Mês da Mulher em Santa Catarina.

Organizada pelos pelouros da Cultura, Género, Comunicação e Imagem e da Promoção Social, liderados respetivamente pelas vereadoras Jassira Monteiro e Isabel Monteiro, a marcha pretende levar à rua as reivindicações femininas em matéria de direitos e a rejeição firme a todo o tripo de violência e preconceito contra as mulheres, mobilizando personalidades e instituições e envolvendo homens e mulheres.

Uma agenda diversificada

Mas a agenda do mês conta, ainda, com várias propostas tendo sempre como fio-de-prumo as questões ligadas à mulher e à igualdade e equidade de género. Assim, conforme já tivemos ocasião de anunciar, as comemorações de Março Mês da Mulher iniciam-se com uma ação de capacitação sobre igualdade de género e prevenção da VBG (Violência Baseada no Género), que acontece em 28 de fevereiro e 01 de março.

De 07 a 14, Mulheres na Arte leva ao Espaço do Artesão (ao lado do Cineclube) o que de melhor é produzido pelas nossas mulheres em termos de artesanato.

A 08 de março, antecedendo a Marcha pela Igualdade, que arranca às 16h00 da Zona Pedonal (frente ao Centro Cultural Norberto Tavares), é reaberta ao público, pelas 11h00, a Praça Mamazinha Ferreira (também conhecida por Praça dos Reformados), após ter sido sujeita a obras de requalificação. Uma cerimónia que conta com a presença e intervenções do Presidente Beto Alves e do Presidente do Conselho de Administração do Fundo do Ambiente, Mário Moreira, entidade que financiou a requalificação da praça. Segue-se, durante todo o dia, animação musical junto ao Centro Cultural Norberto Tavares.

A 09 de março, das 09 às 14h00, o CAI (Centro de Apoio Integrado) organiza uma Feira de Saúde no Mercado Novo. A 15 e 22 de março é tempo para conversas abertas sobre temas recorrentes. No primeiro caso, o tema é “Género e Violência no Namoro, na Família e na Sociedade”, pelas 16h00, no Centro Cultural Norberto Tavares; no segundo, “O Papel dos Estereótipos de Género” é o mote para a conversa destinada a quadros de Santa Catarina, pelas 16h00, no Centro de Apoio Integrado (CAI). Num e noutro caso, oportunamente serão anunciados os oradores.

A 27, Dia da Mulher Africana, Mulheres em Festa reedita um evento que marca pela terceira vez consecutiva um dia cheio de significado para as mulheres caboverdianas e do continente africano. A festa está marcada para as 16h00 e acontece na Zona Pedonal (junto ao Centro Cultural Norberto Tavares).

As comemorações de Março Mês da Mulher encerram dia 30, com o já tradicional evento Beto Alves à Conversa com Mulheres, a partir das 10h00, no Centro Cultural Norberto Tavares.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.