SÃO NICOLAU: AUTARCAS APROVAM INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA ANMCV PARA 2020

 

 

 

Os instrumentos de gestão da Associação dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV) para o ano económico 2020 foram ontem, 05, aprovados por unanimidade na sétima reunião ordinária do Conselho Geral da organização, que decorreu no Tarrafal de São Nicolau.

 

Em jeito de balanço no término desta sessão, o presidente do Conselho Directivo da ANMCV, Manuel de Pina, disse que o orçamento ora aprovado, no valor de 67 mil contos, servirá para fazer face as acções programadas no plano de actividades.

Para Manuel de Pina, este orçamento com “financiamentos previsíveis” vai permitir aos municípios apresentar “projectos estruturantes” de ponto de vista de planificação, sobretudo, para Cabo Verde.

O plano de actividades está assente em 10 eixos, mas, o autarca preferiu destacar cinco como sendo “estruturantes”, que vão trazer “mais força institucional” relativamente a questões que têm a ver com a legalidade, a descentralização e regulação de parcerias para financiamento das acções.

Segundo o presidente do Conselho Directivo, estes eixos traduzem-se em projectos concretos que vão desde implementação de cidades sustentáveis, de valorização dos espaços públicos, continuação da elaboração de planos estratégicos, mas também de todo o pacote legislativo que está sendo socializado nos municípios.

No âmbito destes projectos que são financiados pela União Europeia no sentido de apoiar o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o presidente da câmara anfitriã, José Freitas, avançou que o seu município já tem um projecto bem identificado que poderá concorrer.

O mesmo consiste na implementação de água domiciliária em todas as casas na localidade de Fragata, e os contratos, segundo ao autarca, “já estão assinados”.

A sétima reunião ordinária do Conselho Geral da ANMCV aconteceu no Tarrafal de São Nicolau com as presenças dos autarcas das nove ilhas habitadas de Cabo Verde e decorreu sob o lema “Poder local forte, factor de desenvolvimento sustentável”.

 

FONTE: SAPO.CV

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.