SÃO MIGUEL: BALANÇO DA MISSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, CHEFIADA PELO PRESIDENTE, HERMÉNIO FERNANDES, A LUXEMBURGO

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista,

No quadro do projeto “Amelioration des conditions des vie des jeunnes de São Miguel” financiado pelas ONG´s Luxemburguesas CVED e PSF, o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, acompanhado do Vereador Anildo Tavares e do consultor Mohamed Kadè Camara, deslocaram em missão de trabalho a Luxemburgo, de 25 de abril a 5 de maio, para apresentar os resultados do projeto e submeter outros para financiamento.

Herménio Fernandes considera esta missão de grande importância porque é importante mostrar aos parceiros os resultados do projeto, o impacto da sua implementação na melhoria das condições de vida das pessoas de São Miguel, e sobretudo, justificar cada centavo recebido. Aliás, reforça o autarca micaelense “a prestação de contas é algo que deve fazer escola em todas as ações realizadas e esta edilidade tem tido esta preocupação em primeira linha, até porque, credibiliza cada vez mais a instituição e reforça a confiança de quem financia os projetos”.

 Uma missão que se revelou muito profícua para o município, resultante de importantes contactos feitos que visam o reforço e alargamento da cooperação da comunidade micaelense com a Luxemburguesa.

Os primeiros dias foram de apresentação dos resultados e de contas da implementação do projeto, durante 2 anos, no município. Na sequência, a delegação da CMSM foi recebida pela responsável pelo programa de cooperação bilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Luxemburgo (MAEE). Visitaram à cooperativa agrícola bio NUTURATA, uma vez que, o projeto que apresentaram e submeteram à análise e financiamento é um grande projeto agrícola para beneficiar os agricultores do município.

No decurso da visita, Herménio Fernandes reuniu com os Presidentes das Câmaras Municipais de Clervaux, Larochette e Haute-Sûre, tendo abordado, de entre outros assuntos, uma possível cooperação com esses municípios no domínio da formação, gestão ambiental, proteção civil, intercâmbio cultural, assistências técnicas e partilha de experiências, e há boas perspetivas para abertura de novas janelas de oportunidades de funcionamentos no âmbito da cooperação descentralizada.

Visitou o Parque Nacional Haute Sûre, tendo já em vista, as experiências positivas que poderão ser aproveitadas para o nosso Parque Natural de Serra Malagueta.

Com o diretor da escola clássica de Diekirch debruçaram sobre a possibilidade de promover intercâmbio entre os jovens estudantes de Diekirch e os jovens estudantes de São Miguel, para trocas de experiências e possíveis visitas entre os professores e alunos das respetivas escolas secundárias.

Reuniu também com Sua Excelência embaixador de Cabo Verde em Luxemburgo, Sr. Carlos Semedo, e enquanto membro da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) foi recebido pelo Sr. Emile Eicher, Presidente do SYVICOL (Syndicat des Villes et Communes de Luxembourg) e falaram sobre o reforço da relação existente entre a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) e SYVICOL.

Das negociações com as duas ONGs parceiras do projeto, CVED e PSF, ficou garantido para o município o financiamento em cerca de 8 mil contos para:

1-   Equipamentos informáticos para os espaços jovens de Flamengos, Achada Monte e R. Principal;

2-    Dois parques infantis: Calheta e Achada Bolanha;

3-    Dois Fitness park: Ponta Calhetona e Achada Monte;

4-    Um centro de desenvolvimento Comunitário em Gongon;

5-    Semana Municipal da Juventude; Semana municipal da luta contra o álcool e outras drogas, semana municipal de luta contra sida e gravidez precoce;

6-   Financiamento para equipamentos desportivos;

7-   Equipamento de gravação de som para jovens de Gongon;

8-   Equipamentos de projeção e TV plasma para espaço jovem de Achada Portinho;

 E ainda apresentamos o projeto agrícola para análise e apreciação.

 É importante lembrar que no âmbito do mencionado projeto “Amelioration des conditions des vie des jeunnes de São Miguel” o município de São Miguel beneficiou de dois autocarros 0km para transporte escolar e de financiamentos para vários projetos desportivos e sociais.

Em abril de 2016 e abril de 2017 a equipa liderada por Herménio Fernandes recebeu estes importantes parceiros no município, que vieram acompanhar a implementação do projeto, ficaram maravilhados com a condução de todo o processo e seu impacto na vida das pessoas, e, precisamente, em abril 2018, a delegação da Câmara Municipal se desloca a Luxemburgo para prestar contas, apresentar os resultados e reforçar a cooperação.

 

As nossas cordiais saudações!

 

Pel’O Gabinete de Comunicação e Imagem

 

Albertino Aurora Pina

 Contacto: (+238) 9186633

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.