Plano de Gestão de Áreas Protegidas da Ilha do Maio em Consulta Pública

O documento encontra-se em consulta pública por um período de um mês: teve início no passado dia 11 de Novembro e terminará a 11 de Dezembro.

Durante o referido período, os interessados deverão dirigir-se à Câmara Municipal e à Delegação do Ministério de Desenvolvimento Rural, no horário normal de expediente, a fim de deixarem as suas observações, críticas e sugestões. Findo este prazo, serão introduzidas as alterações necessárias e o documento submeterá à aprovação do Conselho de Ministros, antes de ser publicado no Boletim Oficial.

A gestão da Rede das Áreas Protegidas do Maio (doravante designada por RAPIM) será garantida, numa primeira fase, pela acção conjunta da Câmara Municipal, do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) e da Fundação Maio Biodiversidade (FMB).

Recorde-se que no passado mês de Setembro, a Direcção-Geral do Ambiente (incluindo a presença do Director Moisés Borges) fez a apresentação pública desse plano.

Na altura dois consultores deram a conhecer as áreas protegidas do Maio, a saber: Praia de Morro, Salinas do Porto Inglês, Lagoa do Cimidor, Terras Salgadas e Monte de Santo António, Monte Penoso e Branco, Figueira e Barreiro, e Casas Velhas. O total de espaço ocupado abrange 36 mil hectares (22% da rede nacional).

O plano prevê um conjunto de actividades relacionadas com a protecção, a conservação e a divulgação das áreas protegidas, como garante do equilíbrio do ecossistema local e da valorização da própria ilha.

A equipa técnica que elaborou o Plano garantiu ter feito uma posterior socialização junto das comunidades onde se situam as áreas protegidas, tendo mapeado os recursos existentes e os usos do território.

Prevê-se ainda a criação de um conselho de gestão antes do final do ano para pôr em prática o Plano de Actividades que estará em vigor em 2014.

O Plano de Gestão das Áreas Protegidas do Maio terá um período de vigência de 6 anos.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.