“PARA NUNCA MAIS SER ESCRAVO” NO CENTRO CULTURAL NORBERTO TAVARES

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

Prezado/a Jornalista

“Para nunca mais ser escravo”, o livro de poemas inéditos de Paulo Varela, é lançado esta quarta-feira, 27, no Centro Cultural Norberto Tavares, em Assomada. A obra é apresentada pelas 16h00, sob a responsabilidade de Adalberto Varela, professor do Liceu Amílcar Cabral, e de Ricardo Fidalgo, atual vereador da Câmara Municipal de Santa Catarina.

Autêntico roteiro de viagem pelas mundivivências do autor, “Para nunca mais ser escravo”, para além da poesia, é um necessário e útil exercício cidadão para que a memória não se apague e para que as novas gerações conheçam as suas raízes e a circunstância deste muito peculiar ser caboverdiano, desta indelével alma crioula. É isso que nos propõe Paulo Varela.

É um percurso, em uma linguagem poética simples e despretensiosa, autêntica navegação de 47 anos de vida, entre o Tarrafal, Portugal, Cuba, Guiné-Bissau, Senegal, Gâmbia Egito e Marrocos, onde as voltas da vida levaram o autor e lhe moldaram o conhecimento de suas raízes, de sua história enquanto pessoa e africano.

“Para nunca mais ser escravo” é, também, um alerta para os sinais preocupantes do retorno dessa indignidade escravocrata que, agora, como reconhece o auto, retorna “através de várias formas modernas (…) de servidão”.

O autor

Paulo Varela nasceu em 1970, no Tarrafal (Santiago). No dia em que Cabo Verde se tornou independente (5 de julho de 1975) chega a Portugal); dez anos depois, parte para Cuba, onde se forma em Agronomia. Em 1991 regressa a Cabo Verde, ingressando como técnico o Ministério da Agricultura, onde ainda hoje exerce a sua atividade profissional. Em 2017 termina a sua licenciatura em Direito pela Universidade de Santiago.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


 

-- 

 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.