Município da Boa Vista

Ilha da Boa Vista

 

Presidente da Câmara: José Pinto Almeida

Localização: ilha da Boa Vista, no grupo de Barlavento

Sede do concelho: Cidade de Sal Rei

Superfície: 620 km²

Habitantes: 9.162 (dados de 2010 do INE)

Dia do Município: 04 de Julho

Algumas localidades: Sal Rei, Rabil, Bofareira, Cabeço dos Tarrafes, Espingueira, Estância de Baixo, Fundo das Figueiras, João Galego
Economia: Turismo, Pesca, Comércio, pequenas indústrias e Artesanato
Festas e Celebrações Religiosas:
04 de Julho:
Dia do município e da padroeira Santa isabel

13 de Junho: Festa de Santo António
24 de Junho: Festa de São João Baptista

LOCALIDADES DO MUNICÍPIO

Sal Rei

A cidade de Sal Rei é a sede do concelho da Boa Vista e o maior centro urbano da ilha.

Fundo das Figueiras

É um pequeno povoado da Boa Vista. Juntamente com João Galego e Cabeça dos Tarrafes constitui a região da ilha popularmente conhecida como Norte.

O povoado é composta por algumas ruas com sombras oferecidas por arbustos de hibiscos e buganvílias, diante de casas de rés-do-chão, de paredes pintadas com cores vivas e persianas de cores contrastantes.

Apresenta uma igreja austera denominada Igreja de São João Baptista.

Perto da igreja, encontra-se um restaurante. O povoado dispõe ainda de um estádio de futebol, equipado com bancadas de betão, balneários e muro circundante, servindo a chamada zona norte da ilha.

Em 2008, uma fundação para a defesa das tartarugas criou uma base de operações em Fundo das Figueiras, destinada promover patrulhas nocturnas nas praias vizinhas, como forma de dissuadir caçadores furtivos.

Em 24 de Junho, a aldeia celebra as festas de São João Baptista, promovendo diversas actividades tais como uma missa vespertina, uma procissão, uma corrida de cavalo, um almoço colectivo, um desfile, um leilão paroquial e um baile. As celebrações estendem-se à aldeia vizinha de João Galego.

Espingueira

spingueira é uma antiga aldeia de pescadores. Localiza-se na costa norte da ilha. Tendo permanecido abandonada durante algum tempo, encontra-se actualmente parcialmente recuperada por um empreendimento hoteleiro de índole ecologista.

João Galego

É um dos povoados da ilha, com cerca de 800 habitantes, que constitui o Norte. A principal fonte de rendimento é a agricultura e a criação de gado sabendo que nessa zona as pessoas se dedicam a ambas as actividades.

Famosa pela sua morabeza e por pessoas carinhosas que nela habitam, João Galego pertence à freguesia de São João Batista juntamente com outras duas Zonas Fundo das Figueiras e Cabeça de Tarafes.

Em João Galego, é produzido queijo de cabra de boa qualidade, de forma artesanal.

Na festa de São João Baptista, promovem-se diversas actividades tais como atletismo, corrida de burro, animação musical no largo e jantar colectivo.

Boa Vista tem as mais extensas praias de Cabo Verde e tem sido recentemente alvo dos investidores turísticos, que construíram vários hotéis e infra-estruturas turísticas. 

Entre em contacto connosco para mais informações.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.