Contexto histórico do Município

A então Vila de Pedra Badejo, sede do Concelho, agora Cidade, situada na Ilha de Santiago, mais concretamente no Concelho de Santa Cruz, nasceu como o resultado de um processo progressivo de fixação de pessoas de forma espontânea, atraídas pelo mar e vales férteis para a agricultura. Assim, começou a construção das primeiras casas que depois acabaram por ganhar corpo de Vila, fruto de atividades como a pesca, o pequeno comércio, a agricultura e as dinâmicas desenvolvidas até ao momento. 

A sua urbanização começou em 1984 com a chegada dos técnicos Austríacos que deram inicio a reabilitação, da zona de triangulo (Largo da Igreja Católica de Pedra Badejo) e Cutelinho, que veria dar origem ao primeiro plano cadastral do interior de Santiago, e muito acarinhado saneamento participativo experiência trazida da reabilitação das favelas Brasileiras mudando as condições de habitabilidade e sócio económico dos moradores.

A partir da década de 90 surgiram as primeiras preocupações no sentido de planificar o crescimento e desenvolvimento urbanos.

 

Criação

O Município de santa Cruz foi criado pelo Decreto-Lei n.º 108/71, de 29 de Março, Santa Cruz onde começou a ganhar a sua autonomia, ascendendo o povoado de Pedra Badejo a categoria de Vila, com vista a promover o desenvolvimento de atividades que o crescimento populacional impunha e possibilitar às populações contactos rápidos com a sede do concelho (Sedeada na Vila de Pedra Badejo) onde os seus problemas podem ser resolvidos.

Em 2010 foi elevada à categoria de Cidade à luz do Artigo 9º da Lei Nº 77/VII/2010, de 23 de agosto e publicado no BO nº 32, Iª Série).

 

Localização geográfica;

O Concelho de Santa Cruz fica situado na parte leste da Ilha de Santiago. Tem uma superfície de 109,8Km2, correspondendo a 11,75% da área total da ilha. É confrontado, a Norte, com o Município de S. Miguel, Oeste com os Municípios de Santa Catarina e Picos, Sudoeste, com o Município de S. Lourenço e a Sul, com o Município de S. Domingos. Encerra a sua fronteira pela orla marítima na zona este.

O Concelho de Santa Cruz está subdividido em três zonas administrativas: Zona Norte, Centro e Sul. Em cada Zona Administrativa existe uma sede – Delegação Municipal instalada – para aproximar os serviços da Câmara Municipal às comunidades locais, permitindo assim que estas se sintam melhor servidas.

 

População

De acordo com o Censo 2010 o Concelho de Sta Cruz possui cerca de 26.617 habitantes, correspondente a 9.7 % da população da Ilha de Santiago (com 274.044 hab) e 5.4 % do todo nacional, que atualmente conta com cerca de 491. 875 habitantes. Desses 26.617, 12.863 são do sexo masculino, correspondente a 48,3%, e 13.754 são do sexo feminino, correspondente a 51,7 %. De acordo com o meio de residência cerca de 9.345 efectivos residem no meio urbano (35,1%) e 17.246 vivem no meio rural (64.9 %).

A taxa de crescimento médio anual (TCMA %) da população do Concelho é de 0,5 %, abaixo da média nacional que é de 1,23 %. As zonas mais populosas são: A Cidade de Pedra Badejo e as Localidades de Achada Fazenda e Cancelo. Em relação ao tamanho do agregado familiar é de 4.6, um pouco acima da média nacional, que é de 4,2. Importa ainda destacar que de entre os chefes de agregado familiar 42.4% são do sexo masculino e 57,6 % são do sexo feminino. 

 

 

Entre em contacto connosco para mais informações.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.