Ambiente

A morfologia de Santa Cruz caracteriza-se por um emarranhado de montes, ribeiras e achadas. As pequenas serras, por seu turno, vão-se aplanando, dando lugar aos planaltos, normalmente denominados de “Achadas”.

A partir do estudo de mapas e cartas geográficas do Concelho, é possível distinguir diversas áreas geomorfológicas de acordo com um maior ou menor predomínio das elevações. A zona de Saltos e outras são condicionantes a um certo tipo de clima e de actividades económicas propícias em cada região.

Pois, um dos riscos da construção urbana prende-se com a derrocada das casas e tectos que aumenta nas épocas chuvosas em todo Concelho e em particular na Cidade de Pedra Badejo e arredores. O problema central em Santa Cruz, mais concretamente da Cidade, e que pode constituir o maior risco urbano tem a ver com as habitações degradadas, ou seja habitações que carecem de reabilitação, nomeadamente tectos, paredes, acabamentos e pinturas.

Cerca de 60% das casas no Concelho precisam de reabilitação dos tectos com alguma urgência por terem sido construídas numa altura em que havia falta ou pouca mão-de-obra especializada e de técnicos de construção civil. De momento, os serviços de promoção social da Câmara Municipal se deparam com cerca de oito mil pedidos de apoio para reabilitação de tectos de casas que estão em perigo de derrocada, ameaçando a segurança das famílias.

Elaborou-se o Plano de Desenvolvimento Urbano do Litoral, o PDU-LSMC, que permite a afectação de solos compatível com as preocupações ambientais e com o desenvolvimento sustentado da Cidade. Este plano abrange a parte Este do Concelho de Santa Cruz e apresenta uma grande diversidade ecológica e paisagística. O seu litoral tem 15 km de extensão, sendo 7 km com 400 metros de largura do Litoral Centro, com uma superfície de 497 hectares.

O Plano de Ordenamento, em elaboração, propõe a criação de quatro (4) Unidades Operativas de Planeamento e Gestão. As UOPG demarcam espaços de intervenção com uma planeada ou pressuposta coerência e que devem ser tratados a um nível de planeamento de maior detalhe. A partir dali desenvolvem-se planos ou projectos de gestão e Planos detalhados (6 PD).

 

 

Entre em contacto connosco para mais informações.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.