Turismo

Analisando os dados do INE, resultado da pesquisa da oferta turística em Cabo Verde e por concelho percebe-se que o concelho está longe de ser considerado um destino turístico tendo em conta o número muito insignificante de alojamentos turísticos. Santa Catarina em 2016 tinha apenas (1 hotel), (1 pensão), (1 pousa) e apenas (1 residência turística) em exercício. Resumindo, o Concelho contava apenas com 4 estabelecimentos de alojamento disponíveis. Estes dados explica o fato de épocas de festas o concelho não dispor de números de alojamentos suficientes para hospedar os turistas que visitam o concelho em épocas festivas, nomeadamente, a festa da padroeira do concelho nossa senhora de Santa Catarina comemorada no dia 25 de Novembro e nossa senhora de Fátima celebrada 13 Maio, festas essas realizadas em dois pontos importantes do concelho.

Apesar de pouco estabelecimentos um número significativo de turistas visitaram município em 2016. Os dados apontam que cerca de (1.746) Hospedaram nos estabelecimentos nos concelhos com um total de dormidas de (3.989). Para além dos turistas que tinham como destino o Concelho há aqueles atravessaram o centro da cidade tendo como destino final o concelho do Tarrafal vizinho de Santa Catarina. Os dados apontam que durante o ano de 2016 (4.678) escolheram Tarrafal como destino e esse mesmo número gerou um total de dormidas de (14.086).

Atrativos Turísticos Naturais 

Monte Afonso

Este monumento natural está localizado a sudeste do município de Santa Catarina, à entrada da cidade de Assomada, sobre a Ribeira/vale de Fonte Lima e de Mato Limão. Trata-se de resto de um cone vulcânico antigo, com 656 metros de altitude, de cor avermelhada devido às ações da natureza e do homem. O seu perfil longitudinal e a sua vertente com forte inclinação constituem potencialidades para escalada e montanhismo.  

Monte Grande de Boa-Entrada

É um relevo de destaque em Santa Catarina, situado a este da cidade de Assomada. Possui cerca de 704m de altitude, com a forma de uma pirâmide, quando avistada em Nhagar. Dele irradiam as ribeiras de Boa-Entrada e a do Mato Limão, sendo a primeira verdejante, contrastando com o roxo no cimo deste Monte.

Miradouro de pedra Branca

Pedra Branca é uma localidade situada na zona de Figueira das Naus, na zona Este, a 10km da Cidade de Assomada, freguesia e concelho de Santa Catarina. 

A sua altitude é de 848m e num percurso em direção ao Tarrafal permite contemplar cordilheiras montanhosas, intercaladas entre várias ribeiras, que se aparentam a “Ribeira dos Dinossauros”.

Monte Brianda

Localizado no centro-oeste de Santa Catrina, sobre a parte terminal da Ribeira dos Engenhos (Ribeira de Águas Belas), constitui um atrativo de relevância para contemplação para quem percorre a Ribeira de Águas Belas até à foz, do topo de Achada Grande de Rincão ou da zona de Ribeirão Manuel.

Rocha Fundino em Achada leite

Trata-se de uma falésia situada no litoral de Santa Catarina a noroeste, mais concretamente em Achada Leite. O atrativo é de fácil acesso, quer seja a pé ou de carro, a partir de Tomba Touro e da zona de Ribeira da Barca, respetivamente.

Gruta de águas belas

Situa-se no oeste de Santa Catarina, mais concretamente, na foz da Ribeira dos Engenhos, aproximadamente, a 2km para Sul de Achada Leite. Esta Ribeira possui uma vista panorâmica atrativa e faz parte desta paisagem natural uma caverna/gruta com dupla abertura, de dimensões diferentes: lado maior aceda à praia e a menor ao oceano.

Praia de Charco

Localiza-se a noroeste de Santa Catarina na contígua baía da Ribeira da Barca. É uma praia de pequena dimensão e em estado de degradação, devido à extração de inertes. Porém, apresenta a sua singularidade, devido à água cristalina e sem sinais de poluição à vista. 

Baia/porto de Rincão

Localiza-se no litoral oeste de Santa Catarina. A harmonia entre a terra e o mar, dois elementos cuja forma lhe deu o nome, marcada pela singularidade.

Baía de Angra

Localiza-se a norte da cidade de Assomada, mais concretamente na zona de Ribeira da Barca. É uma baía em forma semicircular e dispõe de uma praia de areia fina e preta, mar de água límpida e cristalina, ausente de qualquer sinal de poluição à vista, aprazível para atividades de lazer e recreio.

Cascata de Água Caída

Este atrativo natural situa-se a noroeste da cidade de Assomada, aproximadamente a 16 km, na zona sobranceira da Ribeira da Barca. 

Num país de clima muito árido, a presença de água corrente desta Cascata constitui uma singularidade, assim como, a sua beleza cénica e paisagística. 

Trata-se de um lugar com elevada potencialidade isotérica, se admitir que o homem sempre tem procurado espaços naturais, nomeadamente, onde há presença de águas correntes para contemplação e satisfação espiritual.

Parque natural de Serra Malagueta.

Trata-se de uma área protegida, localizada entre os municípios de Santa Catarina, Tarrafal e S. Miguel sobre um dos pontos mais altos do país (1064 metros de altitude). Predomina o manto de eucalipto e pinheiros, resultantes das diversas campanhas de reflorestação ali levadas a cabo.

Poilão e Bacia Hidrográfica de Boa – Entrada                         

Trata-se de uma das maiores e a mais velha árvore de Cabo Verde, estimando cerca de 900 anos, localizada na Ribeira de Boa-Entrada, a leste de Santa Catarina. Já no séc. XIV, os navegadores portugueses fizeram referência a esse monumento nos seus escritos

Barragem de Saquinho

A barragem de Saquinho localiza-se a norte da Cidade de Assomada, na Ribeira de Tabugal. É uma barragem recém-inaugurada  (2014), que dispõe uma certa quantidade de água armazenada, o que tem contribuído para a alteração da paisagem local, surgimento de um microclima ameno e presença da avifauna.

Ribeira de Tabugal 

A zona de Tabugal está compreendida entre Águas Podres, Charquinho e Tabugal, constituindo uma sub-bacia hidrográfica, com água permanente, que facilita a prática continuada de agricultura de regadio de forma tradicional. A paisagem verde é dominante no vale. Tabugal, pelas suas condições naturais e atividades socioeconómicas, foi um ponto privilegiado de encontro, intercâmbio e relações amigas. 

A agricultura, lavagem de roupa, banho e lazer, são motivos da procura do vale, daí a razão de ser um excelente ponto de trocas de conhecimentos, memórias, valores morais, usos e costumes. O seu acesso não é fácil, por ser um vale muito profundo, mas a paisagem ali existente convida aos aventureiros desafiarem a natureza e conhecê-la.

 

O Concelho de Santa Catarina é, em termos demográficos, económicos e agrários, um dos mais importantes do País.

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.