São Felipe

 

Turismo 

A cidade de São Filipe, assim como toda ilha do Fogo, possui grandes potencialidades no turismo tanto interno como internacional. O vulcão e a Chã-das-Caldeiras constituem o principal património natural que é dis¬putado por todos os concelhos da ilha, mas São Filipe tem a vantagem de ter a porta de entrada no aeroporto e porto e ainda de possuir as melhores condições de alojamento e alimentação dos hóspedes. 

As festas de São Filipe a 1º de Maio constituem um dos grandes atractivos turísticos da ilha, como vinda de muitos emigrantes do exterior. Movimenta, sobretudo, o turismo interno, com um grande fluxo proveniente da ilha de Santiago que chega a saturar a capacidade de transporte e de alojamento da cidade. 

Algumas rotas de paquetes têm escalado o porto de São Filipe na expectativa de visita ao vulcão da ilha que, aliás, constitui local de visita regular por parte de turistas residentes na ilha do Sal e da Boa Vista que, para o efeito, fazem voos de cabotagem através da Cabo Verde Express.

O turismo poderá ser melhorado substancialmente com a qualificação de acessos e alojamentos, bem como a promoção de atividades de animação. Muitos dos anti¬gos sobrados foram transformados em residenciais e restaurantes, albergando turistas tanto estrangeiros como nacionais.

 

Atrativos Turísticos Naturais

Praia de Fonte Vila 

A praia de Fonte Vila situa-se a sul do município de S.Filipe, entre o Porto de Vale dos Cavaleiros e a Falésia onde se localiza o Cemitério dos “Brancos”. É uma praia de areia preta, aberta com perfil longitudinal e de água límpida e cristalina que, apesar de se apresentar em bom estado de conservação, tende a degradar-se devido à extração de areia e acumulação de resídios sólidos. Estando a sul da cidade de S. Filipe, mais concretamente na praça do Presídio, pode avistar-se e aceder à praia de Fonte Vila pelo trilho que desce a encosta até ao mar.

 

Salina

A Salina localiza-se no noroeste do litoral do município de S. Filipe, mais concretamente, nas proximidades de São Jorge. É um monumento geológico fortemente esculturado pelo efeito da erosão marinha ao longo dos tempos, apresentando formas diversas (piscina natural, galerias e grutas). Estas esculturas geológicas encontram-se bem conservadas e apresentam uma certa harmonia entre os seus elementos. 

Partindo da cidade de S. Filipe para oeste e em direção a norte, depois de atravessar vários povoados até S. Jorge, avista-se a ponta da Salina. Desviando-se para a direita, numa estrada secundária, chega-se à Salina que está na Fôz da ribeira de S. Jorge. Ali encontram-se alguns botes de pesca e casas de pescadores de uso temporário. Comemora-se nesta localidade a festa de 18 de Maio, cujo ponto alto culmina com a cerimónia de batismo, corrida de botes, natação e o festival musical. Este local, dadas as suas características naturais, possui potencial para turismo balnear e de eventos.

 

Gruta de Inhuco

A Gruta de Inhuco é um monumento natural localizado no sudoeste de S. Filipe. Este atrativo resultou da ação da natureza, e como todas as outras grutas pode ser utilizado para atividade ligadas ao espeleoturismo.  

 

Falésia de N. S. Socorro

A Falésia de N. Sª de Socorro situa-se no sudeste da cidade de S. Filipe, mais concretamente, na Ponta de Nª Sª de Socorro. Trata-se de um património geológico a pique, e na sua base podem observar-se várias reentrâncias, dando-lhe uma configuração muito própria e apelativa. O seu aspeto geomorfológico e o contorno da base podem despertar interesse, sobretudo, para quem aprecia paisagens.

 

Gruta e Ribeira do Inferno

A Gruta e Ribeira do Inferno localizam-se a noroeste do município de São Filipe, nas proximidades da Campana de Cima, confluindo com a Ribeira de Banana que desagua no Oceano Atlântico. É uma Ribeira estreita, extensa e profunda cuja vertente se encontra coberta de espécies vegetais endémicas, com destaque para o tortolho. No topo encontra-se uma gruta que desperta curiosidade e interesse dos visitantes que por ali passam, mesmo que seja só para uma fotografia. 

Essas características transformam-na numa paisagem atrativa para contemplação.

     

    

 

 

No município de São Filipe fica situado o porto de Vale de Cavaleiros e o aeródromo de São Filipe, as principais portas de entrada da ilha do Fogo.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.