São Felipe

 

Género

No Concelho de São Filipe os homens constituem a maioria dos chefes dos agregados familiares. No ano 2010, mais de metade (57,4%) dos agregados eram chefiados por homens e apenas 42,1% por mulheres, cenário diferente da ilha de Santiago onde as mulheres representam a maioria da população, mas não a maioria das chefias dos agregados familiares. A ilha do Fogo regista uma forte emigração tanto masculina como feminina e mantém-se um melhor rácio entre homens e mulheres mesmo no meio rural.

Regra geral, os homens têm maior facilidade de acesso ao solo urbano para a construção, embora não exista nenhuma restrição legal para o acesso das mulheres. Por esta via, a construção de casa é quase sempre da iniciativa dos homens, mais por razões de ordem cultural. As mulheres chefe de famílias monoparentais têm mais dificuldades de acesso à habitação própria porque são mais afectadas pelo desemprego e pela pobreza.

Como acontece nas outras ilhas, em especial nos centros urbanos, não existem medidas discriminatórias entre homens e mulheres no acesso ao ensino, ao emprego ou qualquer outra actividade social, política ou económica. No âmbito escolar a presença das meninas no sistema é proporcional à população residente, havendo sempre uma tendência para mais meninas no ensino básico e secundário do que rapazes.

Como acontece nas outras ilhas, o comércio informal apresenta uma grande participação feminina (vendedeiras de peixe, vestuário e perfumaria proveniente das remessas de emigrantes, guloseimas, bebidas e petiscos a retalho) e algumas mulheres montam pequenos negócios com algum sucesso e, neste quadro, elas constroem as suas habitações sem qualquer restrição e algumas até criam negócios paralelos de comércio e arrendamento de casas.

No âmbito da participação na vida comunitária, em especial na política, regista-se uma menor participação feminina, cenário compreensível pelo hábito herdado da tradição que reserva certas actividade aos homens, mas em decadência no período recente com o maior acesso das mulheres ao ensino e formação superior ( Perfil Urbano de S. Filipe).

No município de São Filipe fica situado o porto de Vale de Cavaleiros e o aeródromo de São Filipe, as principais portas de entrada da ilha do Fogo.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.