MOSTRA DE TEATRO NA RETA FINAL

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

Prezado/a Jornalista

A 2ª Mostra de Teatro de Santa Catarina está já na reta final. Esta sexta-feira, 23, o Cineclube de Assomada acolhe a OTACA com a peça “Konbersu Poial”, uma comédia que retrata a vida de uma família que, devido à seca, migra para a cidade depois de receber como herança uma casa deixada por um parente já falecido. O marido, que é um reformado, passa o dia no "Poial" de sua casa, que serve de caminho para muitos, lendo o jornal, e interpela qualquer um que por ali passe com questões várias, desencadeando assim discussões diversas. A mulher, que é uma empregada doméstica, e a filha, estudante, estão sempre a desmentir e a corrigir o marido/pai, o que o enfurece sempre.

Esta é a primeira parte de uma mini série, com o mesmo nome, que posteriormente vai ser gravada em vídeo, para ser divulgada nas televisões e nas redes sociais. Cada episódio irá ser escrito por diferentes autores.

Sara Estrela regressa ao palco do Cineclube

No sábado, 24, também no Cineclube, é a vez de subir ao palco o Projeto Chiquinho (de São Nicolau) com “Bodje de Rabeca”, que conta com encenação de Sara Estrela (que já havia marcado presença na edição de 2017, com “Munda”), e relata a história deste típico baile caboverdiano, a sua musicalidade e coreografias espontâneas, sua poética, que servem como âmago do espetáculo.

Bodj de Rabeca – baseado em performances reais - é uma mistura de teatro e concerto. A rabecada é real e o movimento é a mimesis do baile, considera a performatividade do real (Bodj de Rabeca) transportada ao espaço da representação performativa.

No palco vemos uma banda completa que harmoniza todo o espetáculo com músicas tradicionais. Para acompanhar os músicos, os atores (corpos bailantes) dão o ritmo como um chocalho frenético que dispara danças, contos e testemunhos.

Bodje de Rabeca segue a mesma pesquisa estética e linguagem das anteriores peças do Projeto Chiquinho. O que se coloca em cena é uma pesquisa do corpo expressivo caboverdiano, retirada de um corpo memoria e um corpo cotidiano sendo elevado à energia do corpo cénico.

Juventude em Marcha encerra Mostra de Teatro

O encerramento da 2ª Mostra de Teatro de Santa Catarina acontece na próxima quinta-feira, 29, com a subida às tábuas do Juventude em Marcha (de Santo Antão), apresentando o imperdível “Rebent d’Nov’ded”.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.