MEIO AMBIENTE É TEMA DE REFLEXÃO, PALESTRAS E SENSIBILIZAÇÃO

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

 

Prezado/a Jornalista

O Dia Mundial do Meio Ambiente, que se assinala a 5 de junho, é o mote para um conjunto de iniciativas promovidas pelo Pelouro do Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal de Santa Catarina.

Centrado na reflexão, em palestras e sensibilização, mas também em brincadeiras direcionadas para os mais novos, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como mote, para este ano, “Acabe com a poluição por plástico” - um slogan escolhido pelas Nações Unidas.

Uma Jornada de Reflexão abre as comemorações, tendo por palco o Salão Nobre dos Paços do Concelho, o que acontece pelas 09h30 de 5 de junho. “Alterações Climáticas e o seu Impacto na Saúde Pública”, “Qualidade Ambiental Urbana” e “Cidadania Ambiental, uma Cultura a Cultivar”, são os três temas em debate nesta Jornada de Reflexão.

No mesmo dia, mas entre as 10 e as 11h30, o Concurso Escolar “Juntos por um Ambiente Limpo e Saudável” acontece nos espaços do Cineclube e do Centro Cultural Norberto Tavares.

Dia 6 é tempo para Palestras de Educação Ambiental, sob o tema “Importância da Preservação do Meio Ambiente”, às 10h00 na Escola Secundária Napoleão Fernandes, e às 15h00 no Liceu Amílcar Cabral, sob o tema “Reciclagem e Meio Ambiente”.

Tempo, ainda, para Atividades Desportivas, que acontecem a 09 de junho, com uma Corrida/Marcha nas ruas de Assomada, pelas 10h00, com concentração na Praça Central. O tema é “Lixo Zero, Ambiente Saudável”. Da parte da tarde, entre as 14 e as 17h00, as Brincadeiras Infantis tomam conta da Praça Central, sob o tema “Ambiente é meu lar”. Jogos tradicionais, puzzles, brincadeiras, poemas, música e animação fazem parte do cartaz.

De 05 a 08 de junho, tempo, ainda, para uma Exposição Bibliográfica, Reciclados e Artesanato; Feiras de Plantas Ornamentais e Oficinas de Reciclagem, nos edifícios municipais e na Praça Central.

Conferência de Estocolmo

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (suécia), a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado a 05 de junho. Uma data que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, e tem como objetivo principal chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

No evento, que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.