MED associa-se à Jornada Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz

Ministério da Educação e Desporto realizou, no Domingo, 6 de Abril, na cidade da Praia, uma marcha com alunos de Escolas Básicas de todos os concelhos do país para assinalar a 1ª Jornada Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz.

A iniciativa do MED atendeu ao desafio da Organização para o Desenvolvimento da Paz e do Desporto Peace and Sport, reforçado pela Organização Internacional da Francofonia (OIF), que lançou um apelo a todos os países a realizarem acções em prol do desenvolvimento e da paz nos seus países e no mundo.

A marcha, que coincidiu com a cerimónia de encerramento dos Jogos Escolares Nacionais 2014 e o Dia Mundial da Actividade Física, contou com a participação da Ministra da Educação e Deporto de Cabo Verde, Fernanda Marques, e outros agentes educativos e da sociedade civil do país.

A ocasião foi momento para mobilização dos participantes a aderirem ao chamado “Movimento Cartão Branco”, um gesto que consiste na utilização de um cartão da cor branca, simbolizando o engajamento dos diferentes agentes sociais às causas do desenvolvimento e de uma cultura da paz.  

A marcha teve início no Pavilhão Desportivo “ Vavá Duarte”, na Várzea, tendo terminado na Escola Secundária Cesaltina Ramos, com uma confraternização que marcou o fecho dos Jogos Escolares Nacionais 2014.

Dia Internacional do Desporto para Desenvolvimento e a Paz, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Outubro de 2013, atendendo a uma iniciativa do Comité Olímpico Internacional, sendo comemorada, a 6 de Abril, anualmente. Esta data foi escolhida por ser o dia da cerimónia de abertura dos primeiros jogos da era moderna em 1896, em Atenas, pelos estados-membros das Nações Unidas.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.