Minimize

Inspecção-geral da Educação, Formação e de Ensino Superior promove formação sobre Avaliação Institucional

 De hoje a 13 deste mês, Inspectores da Educação da Praia e do Mindelo, Técnicos do Ministério da Educação e Desporto e da Educação de Adultos vão participar na formação sobre Avaliação Institucional. A iniciativa é promovida pela Inspecção - geral da Educação, Formação e de Ensino Superior, e visa, de acordo com a Inspectora - geral Maria Clara Marques, contribuir para a melhoria da qualidade da educação e do ensino no país.

Em Cabo Verde ainda não se pratica a avaliação institucional no sistema educativo e, como forma de preencher esta lacuna, a Inspecção - geral da Educação, Formação e de Ensino Superior promove esta formação com o intuito de dotar os principais intervenientes de ferramentas na matéria.

Maria Clara Marques avança que este tipo de avaliação contribui para a “melhoria da qualidade da educação e do ensino no país, deve promover também o progresso das aprendizagens e dos resultados dos alunos, e ainda identificar os pontos fracos e fortes nas escolas”.

Com a reforma da Administração Pública fala-se muito na avaliação das instituições. Daí que, Maria Clara Marques garante que a Inspecção-geral da Educação quer, em parceria com a Administração Pública, realizar também uma Estrutura de Avaliação Comum - CAF na educação, algo que que deverá ter o “envolvimento das escolas, alunos, professores e pais e encarregados de educação”. 

Desde o mês de Janeiro passado, a Inspecção - geral da Educação, Formação e de Ensino Superior trabalha neste projecto de avaliação institucional no sistema educativo. Segundo a Inspectora - geral da Educação como não têm pessoas com capacidade para fazer este trabalho, convidaram dois consultores portugueses para apoiá-los nesse projecto. Portanto, “além de termos um sistema de avaliação, um regime jurídico, vamos ter também instrumentos de recolha de dados, a forma de como fazer relatórios, enfim todos os instrumentos necessários para fazermos uma avaliação externa.

 De salientar que durante esta semana, vão ser analisados temas como: as escolas de qualidade, e as boas práticas para uma escola de sucesso, auto – avaliação nas escolas, apresentação da proposta de regime jurídico da avaliação institucional em Cabo verde, entre outros.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.