Inaugurado Centro de Apoio às Vítimas VBG no Tarrafal

A abertura do Centro de Apoio às Vítimas da Violência Baseada no Género que funciona na Casa do Direito do Tarrafal é uma resposta a uma exigência da própria sociedade local, conforme observou durante a inauguração a representante da Presidente do ICIEG, Elsa Fortes.

A também Coordenadora Nacional da Rede Sol congratulou-se com a aposta da Câmara do Tarrafal e considerou que o Centro ora aberto acontece mesmo “graças à boa aposta” da Câmara Municipal.

Na ocasião, aquela responsável informou os presentes de como funciona o Centro, os serviços que vai prestar, sempre em articulação com a Câmara Municipal, Polícia Nacional, Tribunal, Procuradoria entre outros parceiros.

Por sua vez, a Diretora-geral dos Assuntos Judiciais e Acesso ao Direito da Casa do Direito, Filomena Amador, disse que o Centro do Tarrafal é o quinto que se abre no decurso de 2014 e que tem por objetivo levar a justiça, sobretudo a conciliação para mais perto das pessoas vítimas da VBG. “Este gabinete é muito importante porque vai permitir a conciliação entre pessoas. Aqui, podemos resolver um conjunto de situações”, admitiu aquela responsável.

O ato foi presidido pelo Edil do Tarrafal. José Freitas de Brito observou que a VBG já não afeta apenas mulheres, mas advertiu para a necessidade de haver um trabalho minucioso no sentido de informar as pessoas e explicá-las a importância do referido centro.

Quanto à parceria que permitiu a abertura do Centro, o Autarca classificou-a de “muito boa” e garantiu haver “grande abertura” da Câmara Municipal para esta colaboração.

Ao mesmo tempo que augurou “bom uso” do centro, José Freitas de Brito expressou desejo de que este serviço possa ser levado para outras comunidades do Município, numa perspetiva de aproximar as pessoas destes serviços. A Câmara Municipal já disponibilizou, no imediato, a sua técnica social, Judiceia Patrícia Soares, para, duas vezes por semana, fazer o acompanhamento das vítimas. Será às terças-feiras, entre as 8 e 12 horas e quintas-feiras, entre as 13 e 16 horas.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.