Idosos do Sal recebem informação sobre riscos e cuidados na saúde

A Câmara Municipal do Sal através do Pelouro de Acção Social realizou, uma acção de Informação, Educação e Comunicação (IEC) sobre os riscos e cuidados na saúde, dirigida aos seniores. A actividade aconteceu na Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, enquadrada nas comemorações ao dia Mundial de combate a diabetes, que se assinala a 14 de Novembro. O evento contou com a presença de 15 idosos que assistiram à palestra e fizeram o despiste da diabetes e medição da tensão arterial.

Hedércio Gomes, Coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil do Sal, foi o orientador da palestra, tendo realçado a importância de uma boa alimentação e alertado os idosos para a necessidade de se consultar um Nutricionista, visando a obtenção de melhores dicas para uma fazer uma alimentação saudável na Terceira Idade.

O palestrante abordou a importância do despiste e controle da diabetes e da pressão arterial tendo aconselhado os idosos a adquirem aparelhos para a medição da glicemia e tensão arterial em casa, mas não descuidando a visita aos médicos de forma regular. O orador chamou a atenção dos idosos para práticas perigosas que colocam em risco a saúde tais como: a automedicação e o sedentarismo. Neste âmbito, Hedércio Gomes, apelou os idosos a praticarem exercício físico de forma regular.

O palestrante aproveitou a presença dos idosos para lhes deixar o número de ligação grátis à Protecção Civil em Caso de Emergência.

De referir ainda que ao longo do mês de Novembro e Dezembro o gabinete de Acção Social da Câmara Municipal tem agendado várias actividades destinadas à terceira idade da Ilha.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.