INSTITUTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL, IPC, E CÂMARA APOSTAM FORTE NA OLARIA DE FONTE LIMA

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

 

Prezado/a Jornalista

O Instituto do Património Cultural (IPC) e a Câmara Municipal de Santa Catarina apostam forte no apoio às oleiras de Fonte Lima. O IPC tem em curso um projecto, em parceria com a autarquia, visando transformar a zona “num ponto de chegada e não apenas de passagem”, como tem acontecido até agora. Isto é, “através da valorização da olaria tradicional típica da localidade”, sustenta o IPC.

O projecto, da responsabilidade da antropóloga Ana Samira Carvalho, foi discutido na última segunda-feira, 11, durante um encontro entre a Vereadora da Cultura, Jassira Monteiro, e o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes.

O projecto (Olaria de Fonte Lima) configura o “empoderamento das mulheres da localidade, através deste saber tradicional, associado à criação de um espaço de memória”, que, segundo o Presidente do IPC, terá “grande impacto na comunidade, tanto a nível cultural e social, como económico”.

Jassira Monteiro, por sua vez, acredita que este projecto é “perfeitamente exequível” e irá “reavivar a memória coletiva de Fonte Lima”, sublinhou a Vereadora da Cultura.

De referir, ainda, que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas fez chegar à Tesouraria Municipal a quantia de 242.699 mil escudos, tendo em vista a reabilitação imediata do teto da “Casa da Cerâmica” de Fonte Lima, que se encontra bastante degradado.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.