Festas tradicionais e santos populares animam localidades

A temporada começou com as celebrações da Santa Cruz, a 3 de Maio, e termina lá para os finais do mês de Junho/início de Julho, com as comemorações de  São Pedro e San Palinho.

Esta terça-feira, 13, na localidade de Fajãzinha, celebra-se a Nossa Senhora de Fátima. Uma das festas religiosas mais antigas, mais populares e mais concorridas do concelho dos Mosteiros. A par do ritual religioso, a população promove actividades desportivas e culturais, que culminam com a realização de finais de torneios na tarde de 12 de Maio e com dois dias de baile. Noite de 12 para 13. E tarde de 13 de Maio. Para pagar promessas, para visitar amigos, para se divertir, centenas de pessoas, proveniente de vários pontos da reúnem-se aqui neste dia, que é feriado municipal.

Dois dias antes, em Sumbango, festejou-se o Nhô San Filipe. A localidade viveu o fim-de-semana de festa. No dia 11, realizou-se a habitual celebração eucarística, com os devotos de Nhô São Filipe a subirem depois até a cruz do santo no monte de Sumbango para acender velas e renovar as promessas com o padroeiro da zona. Depois, a habitual festa popular, com baile na casa do festeiro, antecedido de um almoço a todos os que tomam parte das festas de Nhô San Filipe.

Segue-se a festa de Nha Santa Rita, celebrada em Queimada Guincho e Mosteiros Trás.

Em Junho, destaque para as festas de Santo António, comemoradas no dia 13, que, a partir deste ano, é também feriado municipal. As zonas altas são os palcos principais destas festas, que se reproduzem um pouco por todo o concelho.

 

São João é também celebrado no município. As celebrações contemplam rituais religiosos e populares nas localidades de Atalaia, Queimada Trás e na Cidade de Igreja, a 24 de Junho.

 

Outro santo muito popular no nosso município é São Pedro, cujos devotos se reúnem a 29 de Junho para prestar homenagem e renovar pedidos e promessas.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.