Feira de Saúde marca abertura da USB de Ribeira Prata

Abertura da Unidade Sanitária de Base, USB, aconteceu na manhã da sexta-feira, 13 de Junho, dia em que a comunidade foi palco de uma Feira de Saúde, que contou com a parceria da Delegacia de Saúde da ilha. Utentes agradecem a obra

A comunidade da Ribeira Prata ganhou neste dia de Santo António a sua nova USB, depois de obras na antiga Unidade que cedeu lugar a uma nova infraestrutura, erguida pela Câmara Municipal com co-financiamento da Embaixada dos Estados Unidos da América.

A “nova” USB localiza-se às portas de Ribeira Prata, está dotada de três salas (um gabinete médico, uma sala de triagem e uma sala dedicada ao planeamento familiar), duas casas de banho (um para os utentes) e um amplo pátio que também funciona como sala de espera.

 

A obra de remodelação e ampliação da USB de Ribeira Prata foi iniciada pela gestão anterior e concluída pela atual Administração, e contou com co-financiamento da Embaixada dos Estados Unidos. 

 

A inauguração deverá ocorrer oportunamente, na presença da Embaixadora norte-americana em Cabo Verde. Entretanto, a USB já foi colocada ao serviço da comunidade local que agrade esta infraestrutura.

 

Nicolau

No dia de Santo António, festa na comunidade de Ribeira Prata, realizou-se uma Feira de Saúde numa parceria entre a Câmara Municipal e a Delegacia de Saúde da ilha.

Um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, um analista e um agente sanitário estiveram na Feira, realizando, de entre outros, despistagem de HIV-Sida, pesagem de adultos e controlo de glicemia e pressão arterial.

Várias pessoas aderiram à Feira, aproveitando a presença dos técnicos de saúde na zona, para fazem um tchek-up.

Ilídio Costa, Artemisa Jóia e Nicolau Timas não esconderam a sua satisfação diante da qualidade da obra que prestigia a sua comunidade. Todos são unânimes em afirmar que Ribeira Prata ganhou um novo estatuto com a remodelação da USB, esperam agora poder ter médicos e enfermeiros de forma regular para os atender, na própria comunidade.

“Estamos todos de parabéns, demos um grande passo e temos uma boa USB” expressou Nicolau Timas. Já Ilídio Costa acentuou o “grande progresso e evolução” registado da antiga para a nova USB. Artemisa Jóia, por sua vez, realçou a mais-valia que foi a Feira de Saúde que lhe permitiu fazer testes gratuitos perto da sua casa.

 

Ilídio

O Presidente da Câmara Municipal que também esteve na Feira de Saúde congratulou-se com a entrega da USB à comunidade local e acentuou a boa qualidade da infraestrutura, o que segundo ele dá uma outra dignidade a Ribeira Prata. “Estamos perante uma USB nova, acolhedora, agradável e que vai servir esta zona”, enfatizou.

Oportunamente contamos dar novas sobre a data da inauguração da referida USB. 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.