Edil Salense estreita relações com o município de Sanya -China

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Figueiredo já regressou ao país, após ter participado, de 02 a 07 de Novembro, em Macau, da IV conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e faz balanço positivo da sua estada em território chinês.

Aproveitando a estada em Macau, a Comitiva salense, chefiada pelo seu presidente Jorge Figueiredo, integrando os representantes das Câmaras de comércio e do Turismo, manteve um encontro de trabalho com uma delegação de Sanya, visando aprofundar as relações de amizade e de cooperação estabelecidas em 2009 através do protocolo de geminação assinado entre os dois municípios.

No encontro acima referido, o edil salense, Jorge Figueiredo, apresentou o Master Plan 2013-2016, elaborado pela Câmara Municipal do Sal com o intuito de obter financiamentos para a execução dos programas de infra-estruturação urbana e ambiental das cidades da ilha do Sal.

Por seu turno, o vice-Mayor de Sanya, fez o ponto de situação das áreas de cooperação em curso, destacando a presença de estudantes da ilha do Sal na Universidade de Sanya e as suas potencialidades de aprofundamento das relações, especialmente nas áreas de cooperação cultura, promoção turística, formação de quadros e medicina tradicional chinesa. Relativamente aos mecanismos de acesso a financiamentos dos Fundos de Cooperação e de desenvolvimento China/ África, o vice-Mayor de Sanya concordou com a perspectiva da Câmara Municipal do Sal designadamente, quanto à estratégia de apresentação do Programa de infra-estruturação das cidades do Sal ao Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China -Países de Língua Portuguesa (FCDCP). Devendo, no entanto, a Câmara Municipal do Sal através da Delegação de Cabo Verde no Fundo Macau promover a apresentação detalhada dos mecanismos e procedimentos de apresentação de pedidos de financiamentos ao FCDCP, visando a sua melhor compreensão por parte do Governo Municipal de Sanya e posterior preparação do processo de candidatura aos fundos.

No final do encontro o Presidente da Câmara Municipal do Sal e o Vice-Mayor de Sanya acordaram a realização de encontros anuais de balanço das acções de cooperação desenvolvidas entre os dois municípios, devendo o próximo encontro acontecer na ilha do Sal em meados de 2014.

O próximo encontro a ter lugar na ilha do Sal será aproveitado também para o alargamento das relações ao campo empresarial com envolvimento de empresários chineses (Sanya) e cabo-verdianos, em articulação com a Câmara de Turismo de Cabo Verde.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.