ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO EM DEBATE NO CENTRO CULTURAL NORBERTO TAVARES

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

Prezado/a Jornalista

“O papel dos estereótipos de género” é o tema da Conversa Aberta que acontece esta sexta-feira, 22, pelas 16h00, e que leva ao palco do Centro Cultural Norberto Tavares o sociólogo e ativista social Redy Lima e o consultor e ativista social Ulisses Vieira.

O evento está integrado na programação de atividades para Março, Mês da Mulher, que teve o seu ponto mais emblemático com a realização da Marcha pela Igualdade em 8 de março, a data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher.

Estereótipos induzidos pelos padrões dominantes

Um estereótipo é um conjunto de pressupostos e ideias pré-concebidas que formamos sobre como uma determinada categoria deve parecer, ser, e se comportar. Por exemplo, qual a expectativa, qual a imagem, o estereótipo, que temos hoje (porque já mudou várias vezes) para a “mulher bela”, segundo os padrões da cultura ocidental? No geral, magra; branca; cabelos lisos; pele perfeita; olhos claros; traços delicados, etc.. E vão sempre surgindo mais regras.

Se uma mulher não corresponde a estas características, ela é logo catalogada de feia. E se é feia é imediatamente rejeitada pelo “gosto” de massas.

Estereótipos são, portanto, esse conjunto de expectativas que temos sobre algo, que em si não traduzem nenhum dado concreto e nem são capazes de expressar alguma verdade. É uma imagem que nos induzem a formar e que não corresponde a nenhuma realidade particular ou categoria. Principalmente porque as pessoas são únicas, contendo as suas singularidades.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.