ENCONTRO DE EMIGRANTES ACONTECE ESTE SÁBADO

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

A Câmara Municipal de Santa Catarina organiza este sábado, 04, a partir das 16h00, no Terraço dos Paços do Concelho, o Encontru di Emigrantis (Encontro de Emigrantes), que conta com intervenção do Presidente Beto Alves e a presença de representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades.

A equipa liderada por Beto Alves pretende ouvir, mais uma vez (e à imagem do que aconteceu no ano passado) de viva voz os Emigrantes santacatarinenses, conhecer em pormenor os seus problemas e anseios, dar conta dos projetos de desenvolvimento em curso e desafia-los a continuarem a ser parte ativa da nova largada de progresso e desenvolvimento de Santa Catarina, iniciada em setembro de 2016.

Realizado sob o lema “Ku Emigrantis, Djunto pa Continua ta Fazi” (Com os Emigrantes para Continuar a Fazer), o encontro deste ano conta com os patrocínios do BCA, BCN, BAI, Tecnicil Indústria e Restaurante Pingo Pingo, bem como, para além dos patrocinadores, a participação dos Serviços Desconcentrados do Estado (Alfândega, Polícia Nacional, INPS, Registo Civil, CVTelecom) e das empresas SITA e PROCON.

O Encontru di Emigrantis conta, também, com Animação Musical a cargo de Nati, Silvino Tavares e Benvindo & Nola, talentos de Santa Catarina, e encerra com um Jantar-Convívio.

De destacar, ainda, a Homenagem a personalidades que, na Diáspora, se destacaram por relevantes serviços prestados a Santa Catarina e a Cabo Verde, e às quais serão entregues Certificados de reconhecimento.

A marca dos Emigrantes

Conforme o Presidente Beto Alves tem vindo reiteradamente a referir, “é visível a marca dos emigrantes em Santa Catarina”, já que “durante anos da nossa história, os homens de Santa Catarina elegeram a emigração como sendo uma via para a resolução dos problemas e concretização de sonhos”.

“Aquilo que é Santa Catarina deve-se, em grande medida, ao trabalho e determinação dos nossos emigrantes, cuja história não é recente, mas sim de uma longa caminhada. Aquilo que levam na bagagem é a vontade de regressar à terra, mas melhorando de vida, melhorando a vida das famílias, dos amigos, dos vizinhos, pois a marca dos emigrantes de Santa Catarina é a solidariedade, a ajuda e a generosidade” - foram palavras referidas pelo Edil, no encontro do ano passado, e que mantêm toda a atualidade.

Um ano após ter sido realizado o último encontro (a 5 de maio de 2017), o rosto de Santa Catarina já não é o mesmo. A par das praticamente concluídas obras de requalificação do centro de Assomada, o concelho está em vias de inaugurar o seu Terminal Rodoviário (o primeiro de Cabo Verde), concluiu já seis estradas de ligação às comunidades, prepara-se para iniciar as obras de requalificação da frente marítima de Ribeira da Barca, vai avançar brevemente com a requalificação de Rincão e tem em marcha projetos de requalificação dos bairros e do velho Pelourinho (que irá contar com uma Casa das Artes, restauração e um auditório), entre outros.

Os sinais de que os Emigrantes esperavam para reforçar a confiança nesta equipa liderada por Beto Alves são bem evidentes, como aliás tem vindo a ser reconhecido na nossa Diáspora. Agora como nunca, a autoconfiança e o orgulho dos santacatarinenses está em alta.


 

 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.