Comemora-se hoje, o dia mundial da saúde

Este ano as comemorações decorrem sob o lema “Proteja-se contra as Doenças transmitidas por Vectores, pequena picada, grande ameaça”.

Por todo o país várias actividades marcam a data no sentido de apelar e sensibilizar toda a sociedade para a prevenção contra as doenças transmitidas por vectores.

Em Cabo Verde existem vectores nomeadamente do paludismo e dengue e tendo em conta questões como as mudanças climáticas, a proximidade ao continente africano, a qualidade da água, o ambiente, o tratamento do lixo, entre outras. O lema escolhido este ano faz todo o sentido, considera António Moreira, director do programa de luta contra o paludismo.

Em 2009 Cabo Verde registou uma epidemia de Dengue tendo ocorrido casos de óbito. Desde essa altura António Moreira acredita que a população está mais consciente para se proteger contra as doenças transmitidas por vectores e que tem participado com os técnicos de saúde na prevenção.

Palestras sobre as doenças transmitidas por vectores, despiste de paludismo, atendimento clínico à comunidade, distribuição de desdobráveis, campanha de limpeza e feira de saúde são as actividades que marcam em todos os concelhos do todo o país, o Dia Mundial da Saúde, este ano sob o lema “Proteja-se contra as Doenças transmitidas por Vectores, Pequena Picada, Grande Ameaça".

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.