Minimize

Dia internacional de pessoas portadoras de deficiência assinalado com várias actividades

Hoje, 3 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência, O Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, realizará ao longo desta semana, um conjunto de actividades desportivas, recreativas e culturais.

Sob o lema “Quebrar barreiras, abrir portas: para uma sociedade e desenvolvimento inclusivos para todos”, o acto central acontece na Rua Pedonal, no Platô (centro da Cidade da Praia), e será presidido pelo director-geral da Solidariedade Social, Lamine Tavares.

Entre as acções comemorativas, Tavares destaca a realização de uma palestra sobre “Cabo Verde e os novos desafios na área da deficiência: lei de bases sobre a prevenção, habilitação, reabilitação e participação de pessoa com deficiência”, que acontece sábado, dia 07, no Centro Educativo Miraflores.

A palestra tem como principal objectivo chamar atenção das pessoas, sobretudo para a questão do direito das pessoas com deficiência, defendendo que é preciso apostar na realização de palestras nas escolas, de forma a promover uma sociedade de desenvolvimento inclusivo.

Para assinalar o acontecimento estão previstas, várias actividades, como a actuação do grupo “Mon na Roda”, exposição de redacções e desenhos elaborados pelos alunos dos Ensino Básico da Praia, pintura inclusiva em tela, levada a cabo por pessoas com deficiência, indicadas pelas associações.

Consta ainda do programa a demonstração de voleibol pelo Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), e de jogo de Boccia.

As actividades são realizadas através da Direcção Geral de Solidariedade Social, em parceria com várias associações e organizações não-governamentais que actuam na área social.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.