Dia Mundial de Prevenção do Suicídio assinalado em São Nicolau

A iniciativa é da Associação de Promoção da Saúde Mental A Ponte, que este ano leva as celebrações a todos os municípios do país. Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida.

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala a 10 de Setembro, vai ser comemorado nos dois municípios de São Nicolau, mas sendo a primeira vez que tal acontece no Tarrafal.

A organização da celebração da efeméride é da responsabilidade da Associação de Promoção da Saúde Mental A Ponte, uma organização não governamental (ONG), que este ano assinala pela primeira vez o dia em todos os municípios do país.

Sob o lema “Prevenção do suicídio: um mundo ligado", o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é assinalado em concentrações de rua, através de uma cerimónia de acender de velas em memória das vítimas de suicídio e de chamada de atenção para o problema.

Em São Nicolau, as concentrações acontecem entre as 19 e as 19h30 horas, na Praça Bouças (Ribeira Brava) e no Largo do Cimentinho (Tarrafal). Para além da cerimónia das velas, será distribuído o boletim informativo de A Ponte.

Relatório traça cenário preocupante

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é promovido mundialmente pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (International Association for Suicide Prevention - IASP) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e o tema escolhido para este ano pretende acentuar que as ligações estabelecidas são fundamentais na luta contra o suicídio, numa altura em que foi dado a conhecer o Relatório Mundial do Suicídio (World Suicide Report - WSR), da responsabilidade da OMS, um instrumento de trabalho considerado fundamental para aqueles que trabalham nesta área e na elaboração e implementação de políticas que obstem ao problema.

O relatório da OMS indica que, a nível mundial, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, um cenário preocupante que leva os responsáveis da organização das Nações Unidas para a Saúde e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e apostarem forte nas celebrações deste ano.

Consciencializar a opinião pública mundial para as problemáticas da tentativa de suicídio e do suicido, é considerado fundamental para a saúde pública e para as necessidades de prevenção. Nesse sentido, a OMS está a apoiar vários países a desenvolverem estratégias de combate ao fenómeno, considerado central na agenda internacional de Saúde. 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.