Minimize

Dia Internacional dos Direitos Humanos assinalado com gala de entrega do Prémio Nacional Direitos Humanos 2013

 Esta terça-feira, 10 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, sob o lema “20 anos trabalhando pelos seus direitos”. Para assinalar a efeméride, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realiza a gala de entrega do Prémio Nacional Direitos Humanos 2013.

O evento irá decorrer no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional e irá contar com os discursos da Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zelinda Cohen; da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Golinski; e do Ministro da Justiça, José Carlos Correia.

O programa inclui uma série de actividades culturais, nomeadamente a actuação das crianças da Associação Cabo-verdiana de surdos, do bailarino Djam, do grupo Mon na Roda e do violinista Noel Fortes.

O concurso para atribuição do Prémio Nacional Direitos Humanos 2013 foi lançado a 21 de Outubro, nas categorias Personalidade, Estudo Científico, ONG’s, Associações Comunitárias e Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz. Este ano, o Prémio conta com o financiamento do Gabinete do Primeiro-Ministro; Cabo Verde Telecom; Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos; Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação e pelo Escritório Regional da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em Dakar.

O Prémio Nacional Direitos Humanos, que tem uma periodicidade bienal, consiste na atribuição de uma quantia de 250.000ECV, um diploma e uma escultura denominada “Pomba Crioula”, da autoria do conceituado artista plástico cabo-verdiano Leão Lopes. Prevê-se, ainda, a atribuição de menções honrosas.

Foi instituído em 2007, e tem como objectivo distinguir instituições e personalidades que, com as suas acções, conduta ou actividade têm contribuído para a promoção, estudo e defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania em Cabo Verde.

Em 2012 foi publicada uma brochura sobre o Prémio, com o objectivo de ampliar a divulgação do concurso, considerado fundamental para o reforço e incentivo às boas práticas existentes na sociedade cabo-verdiana a nível de Direitos Humanos e Cidadania.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.