Minimize

Dia Internacional Contra Corrupção assinalado nas escolas e universidades com palestras e debates

 A Comissão de Coordenação do Combate à Droga, em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime e o Programa de Nações Unidas para Desenvolvimento levam às escolas secundárias e universidades debates e palestras sobre a corrupção. As actividades marcam assim o Dia internacional Contra a Corrupção, assinalado hoje, sob o lema “Zero de Corrupção, 100 de Desenvolvimento”.

Cabo Verde deve investir muito mais nos recursos humanos como forma de fazer diminuir os crimes de corrupção. A afirmação é do Procurador Evandro de Carvalho, à margem de uma palestra sobre o tema, realizada hoje na Universidade de Cabo Verde, na Praia.

“ O capital humano de que dispomos precisamente na Procuradoria da Praia, o capital humano é manifestamente insuficiente para dar combate aos fenómenos criminais aqui na Capital do país”, frisou.

Para além dos investimentos que devem ser feitos, é preciso igualmente chamar a atenção da sociedade sobre a importância dos valores éticos, da cidadania e da participação política no combate a corrupção.Dai que, durante a palestra de hoje, foi deixada uma mensagem de apelo aos estudantes, no sentido de se alistarem no “exército de luta contra a corrupção”. “ Esse exército tem por arma a voz combativa. O não à corrupção”, frisou Carvalho.

O Índice de Percepção da Corrupção 2013 lançado a nível mundial pela Transparência Internacional revela que Cabo Verde é país africano de expressão portuguesa melhor colocado, na 41ª posição, ultrapassado apenas pelo Botswana a nível da África Subsaariana. Mas, apesar desse patamar alcançado, Evandro de Carvalho explica que a luta deve continuar com a mesma intensidade.

“Devemos continuar a batalhar contra esse fenómeno porque queremos que Cabo Verde venha a ser um país com menor índice possível de corrupção, para que a justiça realmente se faça”.

Além das atividades nas escolas secundárias que contam com a presença de Juristas e Procuradores-Gerais da Republica, o Dia Internacional Contra a Corrupção 2013 ficou marcado com a realização de um Torneio de Futebol de Salão junto dos alunos de quatro escolas do ensino Básico da Cidade da Praia, que teve lugar este fim-de-semana.

De frisar ainda que o Dia Internacional Contra a Corrupção é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida a 9 de Dezembro de 2003. Mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrou em vigor internacionalmente no dia 14 de Dezembro de 2005. A Referida Convenção também prevê a cooperação para a recuperação dos recursos desviados dos países e a criminalização do suborno, lavagem de dinheiro e outros atos de corrupção.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.