Dessalinizadora de Preguiça é inaugurada em Outubro

A obra já está pronta, mas encontra-se em fase de ensaios. A autarquia pretende garantir água 24 horas por dia a maioria das localidades do município, mas há quem pense que a infraestrutura não é prioritária e os custos de produção irão fazer subir substancialmente o preço final ao consumidor.

A unidade dessalinizadora de Preguiça, Ribeira Brava, deverá ser inaugurada a 26 de Outubro, estando atualmente um fase de ensaios. A informação foi dada à Inforpress pelo vereador Adilson Melício. “Neste momento estamos a fazer todos os testes, não só de dessalinização como de bombagem de água para a zona de Caleijão. Estamos nos retoques finais, de afinação das máquinas para que no dia 26 de Outubro estejamos em condições de fazer inauguração”, disse o vereador.

Ainda segundo Melício, com a entrada em funções de dessalinizadora, a autarquia espera poder abastecer a maioria das localidades de Ribeira Brava, abastecendo as populações de água canalizada 24 horas por dia e libertando água de nascente para a agricultura. “Já temos um plano de distribuição 24horas /dia, mas a água das nascentes depende muito da precipitação para a recarga dos lençóis freáticos”, sustenta o vereador justificando a entrada em funcionamento desta infraestrutura.

A obra, orçada em 150 mil contos, foi financiada pelas Nações Unidas, no entanto, há vozes que põem em causa o recurso à dessalinização. É que, se por um lado entendem não ser a obra prioritária; por outro, consideram que o recurso à água do mar vai aumentar de forma muito substancial o custo do produto final ao consumidor, bem assim como diminuir a qualidade da água canalizada.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.