Delegação da Educação entrega certificados aos professores

Durante a cerimónia oficial de abertura do novo ano lectivo na ilha do Sal, o Ministério da Educação e do Desporto (MED) procedeu à entrega de certificados a 56 professores do Ensino Básico e a 25 professores nomeados para entrada nos quadros do ministério.

Do total dos 25 professores nomeados para os quadros, 9 são do Ensino Básico Integrado e 16 são da Escola Secundária Olavo Moniz.

A entrega dos certificados foi feita pela Delegada do MED, Paula Medina, que aproveitou a oportunidade e a presença dos pais e encarregados da educação, para explicar como vai ser implementado o novo sistema de educação no país, a partir deste ano lectivo, com o alargamento da escolaridade básica obrigatória, de um para três ciclos. O primeiro ciclo continua a ser de quatro anos (1º, 2º, 3º e 4º), o segundo ciclo de dois anos (5º e 6º) e o terceiro de dois anos (7º e 8º anos).

Paula Medina apelou aos presentes, sobretudo aos alunos, que apostem nos estudos com “mais concentração e maior empenho possível”, visto que estas mudanças vão implementar maior dinamismo ao ensino da ilha, que no seu ponto de vista tem obtido resultados meritórios, a nível nacional.

A avaliação dos pais e encarregados de educação foi notório, pois mostraram-se confiantes com as mudanças planificadas para este ano lectivo, mas adiantaram que existem ainda alguns aspectos que precisam de ser melhorados, nomeadamente, as condições de higiene das escolas e a ausência de actividades extracurriculares.

A abertura oficial do arranque do ano lectivo contou com a participação da “ESOM BAND”, que interpretou músicas tradicionais de Cabo Verde.

Recorda-se que ano lectivo 2014-15 arrancou com 5420 alunos do básico e 2015 para o ensino secundário, distribuídos por 213 professores.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.