DIA DOS HERÓIS NACIONAIS ASSINALADO COM DUAS EXPOSIÇÕES E HOMENAGEM A AMÍLCAR CABRAL

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

Prezado/a Jornalista

O Dia dos Heróis Nacionais, que se celebra a 20 de janeiro, é assinalado com o tradicional hastear da bandeira e a simbólica homenagem a Amílcar Cabral, com a deposição de uma coroa de flores, na estátua da Praça Central, pela Presidente da Câmara, Jassira Monteiro, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura.

Ao ato oficial, que acontece às 08h00, segue-se, meia hora depois, a abertura de duas exposições, no quintal do Centro Cultural Norberto Tavares.

A primeira, é uma exposição de pintura de Rita Fernandes, subordinada ao tema “Nha Identidade”; a segunda, trata-se de uma exposição documental, subordinada ao tema “Amílcar Cabral, Vida e Obra”, da responsabilidade da Fundação Amílcar Cabral, onde se destacam Juventude, Mobilização, Luta Armada, Ação Diplomática e Independência de Cabo Verde, percorrendo a trajetória do líder da luta de libertação Nacional.

Biografia de Rita Fernandes

Rita Fernandes, nasceu na Cidade da Praia a 1 de novembro de 1953.

Em julho de 1974, partiu para França, onde trabalhou e frequentou a Alliance Francaise e viveu cerca de dois anos em Paris. Depois, a pintora foi para Portugal, tendo constituído família. Atualmente, vive entre Portugal e Cabo Verde.

O seu percurso académico iniciou-se em 1995, com o curso de C.D.C. (“Ciências para o Desenvolvimento e Cooperação”), desistindo no segundo ano, tendo, posteriormente, passado pelos cursos de História, Línguas e Literaturas Modernas, Línguas e Culturas Portuguesas, até concluir a licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em 2009, iniciou uma formação artística na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, onde encontrou, por fim, a sua verdadeira paixão e vocação. Desde então, tem frequentado outras formações e workshops ligados à arte, e tem deixado o pincel e as tintas fluírem nas telas contando as mais variadas histórias. 

De forma geral, as obras da pintora são a expressão de experiências de vida, com especial destaque para a sua infância na ilha de Santiago. A artista voltou às origens, e é na cidade, que em tenra idade a acolheu, que desfruta dos momentos presentes e onde dá largas à sua criatividade. Cidade Velha, as raízes de onde por força de um destino foi arrancada e levada para longe. Os cursos da vida tornaram a trazê-la… 

 

Das várias intervenções da artista destacam-se as exposições realizadas na Faculdade de Letras de Lisboa e na Casa da Morna, também na capital portuguesa, sob os temas “Nha Mundo” e “Viagens Contadas”…” porque o pincel viajando papel e delineia os itinerários da criatividade…”, bem como outras exposições na Cidade da Praia, em Cabo Verde, nomeadamente na Câmara Municipal da Praia, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Centro Cultural Português, no Palácio do Povo, em São Vicente, no Hotel Oásis Praia-Mar, no Hotel Vulcão, Cidade Velha, e no Restaurante “Chef Teresa”, na Prainha, entre outros.

 

 

-- 

 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catarina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 
web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.