DIA DA CRIANÇA AFRICANA CELEBRA-SE EM BOA ENTRADA

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

 

Prezado/a Jornalista

Atividades culturais, poesia, música e pula-pula preenchem a programação das comemorações do Dia da Criança Africana em Santa Catarina, que este ano se celebra no dia anterior à efeméride.

Esta sexta-feira, 15, a partir das 09h30, as comemorações arrancam junto à EBI Abel Djassi, de Boa Entrada, com um desfile de crianças empunhando bandeiras de países africanos e trajadas com motivos do continente.

A organização está a cargo da Associação para o Desenvolvimento de Boa Entrada (Raiz di Polon) e da Escola Básica local, contando com o apoio da Câmara Municipal de Santa Catarina.

Comemorado a 16 de junho, o Dia da Criança Africana assinala as grandes manifestações ocorridas nessa data, corria o ano de 1976, na África do Sul, em pleno regime do Apartheid.

Nesta data, milhões de estudantes manifestaram-se na cidade do Soweto exigindo o direito a uma melhor educação, bem assim a aprendizagem das suas línguas maternas, em vez das línguas do opressor (o inglês e o africâner), tendo sido violentamente reprimidos e provocando-se a morte de vários estudantes, entre eles muitas crianças.

A partir de 1991, em homenagem aos jovens e crianças que tombaram pelas balas das forças repressivas do Apartheid, a data passou a ser comemorada em todo o mundo como Dia da Criança Africana.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


 

-- 

 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.