DESPORTO NA PEDONAL ASSINALA 13 DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

O 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, é assinalado com um diversificado leque de atividades desportivas tendo por palco a Zona Pedonal de Assomada.

“Mexa-se pela liberdade” é o lema das comemorações que abarcam várias modalidades desportivas, da Aeróbica ao Voleibol, passando pelo Atletismo, Futsal, Karaté e Taebo.

Organizada pelo Pelouro da Juventude e Desporto, esta atividade pretende comemorar um dos dias maiores da História de Cabo Verde, juntando na rua dezenas de atletas e envolvendo o público de Assomada numa comemoração que não terá nenhum momento de natureza política.

O 13 de Janeiro de 1991 assinala um dos marcos mais importantes da nossa história coletiva: a realização das primeiras eleições multipartidárias, demarcação central do ocaso do regime de partido único, que vigorou no país durante quinze anos, frustrando a esperança e confiança que o nosso povo acalentou a 5 de Julho de 1975 com a independência de Cabo Verde.

De 13 de Janeiro a esta parte, foram assinaláveis as mudanças registadas no país, com um governo emanado da vontade popular e uma Constituição democrática, aprovada em 1992. Mudanças que se traduziram, ainda, na liberdade económica, gerando a multiplicação por seis da riqueza nacional, instituindo a liberdade de expressão e de imprensa, a livre organização dos cidadãos em partidos e associações, bem assim, a emergência da liberdade sindical, pondo fim à unicidade e abrindo novos caminhos aos trabalhadores caboverdianos.

Mais adiante, a 19 de janeiro, está previsto, ainda, um ato público para assinalar o 13 de Janeiro e o 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, desta feita com uma substância mais política, que será anunciada no início da próxima semana e que é organizado pelo Pelouro da Cultura, Género, Comunicação e Imagem. “Independência, Liberdade e Democracia – um debate necessário” é o tema da iniciativa que levará ao Centro Cultural Norberto Tavares dois conhecidos intelectuais caboverdianos, cujos nomes serão oportunamente anunciados.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.