DEBATE ASSINALA DIA DE ÁFRICA EM ASSOMADA

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

 

Prezado/a Jornalista

O Dia de África assinala-se esta sexta-feira, 25, em Assomada, tendo por palco o Centro Cultural Norberto Tavares. Com início marcado para as 16h00, o debate, organizado pela Associação Eco-reggae, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Catarina, tem como oradores Sidney Martins, Ricardo Fidalgo, Euclides Vaz, Samory Cassama e António Alte Pinho.

Reflectir sobre África, a consciência africana, o passado, o presente e o futuro do continente, é o objetivo deste debate que se realiza na própria data do Dia de África, também conhecido por Dia de Libertação da África.

Explicação história da efeméride

A data assinala o dia (25 de maio de 1963) em que 32 chefes de estado africanos se reuniram em Adis Abeba, na Etiópia, para lançar as bases para a defesa e emancipação do continente, tendo em vista o fim dos focos de colonialismo e do tenebroso regime do apartheid, então vigente na África do Sul.

Deste encontro saiu a Carta de Fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), visando retirar o domínio europeu do continente. Um domínio decorrente da Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, que desenhou um mapa artificial de África e estabeleceu o “direito” das potências europeias às riquezas humanas e naturais do continente africano.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia de África como reconhecimento da importância histórica do encontro de Adis Abeba. Mas a efeméride visa também destacar o significado da memória coletiva dos povos africanos, bem como a sua solidariedade e unidade na construção do caminho de luta pelo progresso social e o desenvolvimento de todo o continente.

Incapaz de dar resposta e ajudar à resolução dos conflitos e violência que proliferavam no continente, a 12 de julho de 2002, a OUA foi dissolvida dando origem à União Africana (UA), que se mantém nos nossos dias.

Pese embora a importância histórica do Dia de África, apenas no Gana, no Mali, na Zâmbia e no Zimbabwe a efeméride é assinalada como feriado nacional.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.