Cidade Velha comemora Dia da Solidariedade da OCPM

Na próxima segunda-feira, 8 de Setembro é Dia de Nossa Senhora da Luz, efeméride que também se assinala com cerimónias religiosas alusivas, às 14H45 no auditório da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, nos Paços do Concelho, à rua Calhau em Cidade Velha, a CMRGS associa-se às comemorações do Dia da Solidariedade promovido internacionalmente pela Organização das Cidades Património Mundial, OCPM, com um colóquio sobre a importância deste Património.

A Cidade Velha estreita os vínculos que a relacionam com a OCPM, apostando cada vez mais na defesa de um título ousadamente conquistado há cinco anos no congresso da UNESCO realizado em Sevilha e que já em muito contribuiu para a afirmação do Berço da Nação.

Respondendo ao apelo da OCPM, onde de resto tem assento, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago está confiante de que contribui para a consolidação desta conquista que se quer irreversível. Pretende-se com ela dar a voz e a vez à sociedade civil, organizando uma jornada aberta com a qual se sublinhem os ganhos e os benefícios para a comunidade local e se evidenciem os seus riscos e as perspectivas.

Com esta sessão visa identificar-se estratégias para a consolidação do já alcançado, conseguindo-se a convergência de esforços para o triunfo de um dos maiores desafios que se coloca a Cabo Verde, auscultando os protagonistas desta classificação, designadamente os técnicos e a população residente.

Moderado por Samira Silva, são temas a debater no colóquio:

Gestão do sítio histórico enquanto “área protegida” os conflitos e a convergência de interesses (dirigido pelo Dr. José Maria Semedo);

A importância e os desafios da manutenção do título património mundial (dirigido pelo Dr. Charles Akibodé)

Na segunda parte do colóquio moderado por Natalino Semedo

Património é Nós (dirigido pelo rev. Padre António).

Orientações de construção no sítio histórico (dirigido pelo Arquitecto Amândio)

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.