CIDADE VELHA: Jornadas de Literatura e Cinema arrancam terça-feira

Literatura e Cinema estão intrinsecamente ligados, como irão sublinhar Jessica Falcone, Marta Benasiak, Danny Spinola, Brito Semedo, Júlio Silvão e Mário Almeida, que vão apresentar comunicações no evento organizado pela autarquia da Ribeira Grande de Santiago.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago promove, a 23 e 24 deste mês, as Jornadas de Literatura e Cinema da Cidade Velha. O evento conta com o patrocínio da Associação de Cinema e Audiovisuais de Cabo Verde, da SOCA (Sociedade de Autores), da Academia de Artes e do Circuito Cultural Lusófono/Etnia, instituições com quem a autarquia estabeleceu protocolos de cooperação.

As Jornadas contam com a participação de Jessica Falcone e Marta Benasiak, duas investigadoras do ISEG (Portugal), que estão em Cabo Verde, para a recolha de elementos para o seu trabalho sobre Literatura e Cinema. Um trabalho de investigação que as levou já a Moçambique e oportunamente a São Tomé e Príncipe. Jessica é italiana e Marta polaca, no entanto, as duas comunicam fluentemente em português.

O programa das Jornadas de Literatura e Cinema da Cidade Velha conta com várias comunicações de especialistas. Jessica Falcone e Marta Benasiak irão dissertar sobre “Nação e Narrativa, Literatura e Cinema – a experiência em Moçambique e sua extensão a Cabo Verde” e, ainda, sobre “A juventude e o cinema – expectativas e contributos”; Danny Spinola aborda o tema “A cultura cabo-verdiana e as suas raízes etnoculturais”; Brito Semedo explana sobre “Características da Literatura cabo-verdiana”; Júlio Silvão falará sobre “Cinema cabo-verdiano e a experiência do Cinema Aberto” e, por último, Mário Almeida vai apresentar uma comunicação sobre “Cinema contemporâneo cabo-verdiano e o papel da Literatura”.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.