Câmara Municipal promove ação de reflexão e sensibilização da lei sobre VBG

No próximo sábado, dia 23, dois dias antes do início de uma campanha internacional denominada “16 dias de ativismo para a eliminação da violência contra as mulheres”, inicia-se uma ação de reflexão e sensibilização da lei Violência Baseada no Género (VBG).

A iniciativa partiu de um grupo de técnicos que havia participado numa formação versando a lei da, VBG, realizado em Outubro passado na Ribeira Brava. Subjacente à ação de reflexão e sensibilização, a ideia de criação de um Núcleo municipal para combater situações de VBG no Tarrafal e visa saudar o dia internacional para a eliminação da violência contra a mulher, assinalado a 25 de Novembro.

O evento, a decorrer no auditório do Centro Cultural Paulino Vieira, durante o período de manhã do dia 23, destina-se a líderes e agentes comunitários do Município e tem por finalidade promover a lei VBG. “O presente projeto de divulgação comunitária da lei contra VBG consiste na realização de uma ação de reflexão e sensibilização de líderes comunitários e presidentes de associações comunitárias de todas as zonas do município sobre Violência Baseada no Género. Esta ação de sensibilização visa proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre género, VBG, lei contra VBG e abordagem VBG na comunidade”, lê-se na ficha do projeto.

Com esta reflexão e sensibilização, espera-se poder contribuir por “uma sociedade consciente dos seus comportamentos e estereótipos sexistas que têm originado atos de violência contra o homem ou a mulher”, promover a manutenção de “comunidades sensibilizadas e que reprimem a VBG e que apostem fortemente na sua prevenção” ao mesmo tempo que se espera uma “efetivação de mudanças positivas nas relações de género nos espaços privados e nos espaços públicos”, bem como a “promoção de igualdade de género”, acrescenta o documento que vimos citando.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.