CÂMARA LANÇA CAMPANHA DE RECOMENDAÇÕES SOBRE QUEIMADAS

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

 

Prezado/a Jornalista

A Câmara Municipal de Santa Catarina, através do Pelouro da Segurança e Proteção Civil, lança a partir de hoje uma campanha de recomendações para este período em que os agricultores preparam a terra para o plantio.

Tendo em vista evitar a proliferação de fogo descontrolado durante as queimadas, o Pelouro da Segurança e proteção civil avança com recomendações práticas de como fazer uma queimada em segurança, nomeadamente, autorização obrigatória da Câmara Municipal e o contacto com o corpo de bombeiros antes de a efetuar.

Recomendações que deixam claro ser proibido fazer queimadas durante o período crítico e nos dias de risco ou com temperaturas muito elevadas, o que implica não queimar com tempo quente e seco ou com vento e escolha dias com céu nublado e húmido.

Fundamental é, ainda, levar sempre o telemóvel para dar o alerta em caso de incêndio e ficar no local até a extinção do fogo.

Como fazer?

Para se fazer a queimada é necessário ter presente alguns procedimentos, como afastar o amontoado de sobras a queimar dos pastos; abrir uma faixa de limpeza sem vegetação à volta das sobras a queimar e molhar a faixa de limpeza antes de iniciar queimada tendo sempre um recipiente com água junto ao local.

A vigilância é fundamental e, caso salte uma fagulha, é necessário apagá-la de imediato. E, caso a queimada ficar descontrolada, é preciso manter-se em segurança e ligar, de imediato, para a linha verde 800 10 24 ou para o número fixo 265 33 23.

É preciso, ainda, queimar tudo até ficar em cinzas e retirar as sobras queimadas para ver se ainda existem pequenas chamas, bem como apagar molhando a área ou colocando a terra por cima antes de abandonar o local e assegurar-se que não existe fumo a sair das cinzas.

Como recomendação final, fica a lembrança: quando apagamos o fogo estamos a reduzir a disponibilidade de água que deveria ser para o consumo das famílias – um aviso que faz todo o sentido num município onde a carência de água é um dos problemas de monta.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.