Berklee College of Music oferece bolsa de verão nos EUA

Pelo segundo ano consecutivo encontra-se em Cabo Verde, um representante da Berklee College of Music, aquela que é considerada “a maior faculdade independente de música do mundo”. Esta instituição não só traz artistas para actuarem no âmbito da AME e do Kriol Jazz como quer contribuir para a formação musical em Cabo Verde.

Jason Camelio é o director dos Programas Internacionais da Berklee College of Music. Esta instituição possui relações com cerca de 60 países e grande parte das turmas na Berklee tem alunos de várias nacionalidades.

É a segunda vez que Berklee College of Music é convidada a participar na semana mais musical de Cabo Verde que engloba dois eventos de peso – a Atlantic Music Expo e o Kriol Jazz Festival.

“Sabemos que existe uma tradição musical muito forte (em Cabo Verde) e que esta influenciou a música em New England (Nova Inglaterra, região dos EUA, localizada no nordeste que engloba estados como Massachusetts e Rhode Island), principalmente na comunidade jazz”, explica Camelio.

O objectivo da Berklee é entrar em contacto com músicos e professores de música cabo-verdianos para poder ajudá-los de diversas formas. Por um lado pretende-se ajudar no que diz respeito aos métodos de ensino de música e da aprendizagem da linguagem musical.

Outro aspecto que chamou a atenção dos profissionais da instituição americana é fusão que existe no país entre a música tradicional e os ritmos mais modernos. E para o representante da escola neste sentido “Cabo Verde é um sítio único”.

“A Berklee é um local de aprendizagem onde estamos sempre à procura de coisas novas. Somos uma comunidade global”, explica e cita o exemplo da banda liderada por Ron Savage que vai actuar no KJF e cujos elementos têm nacionalidades diferentes.

“Na Berklee a nossa língua comum é a música”, garante Jason Camelio.

Bolsa de verão da Berklee College of Music

A novidade deste ano, segundo o representante da escola, é que a Berklee vai oferecer este ano uma bolsa de verão de cinco semanas para um músico cabo-verdiano.

“Vamos fazer audições com jovens músicos e depois presentear um jovem talento com uma bolsa de cinco semanas (em Julho e Agosto) no nosso programa de verão”, garante Camelio.

Segundo a mesma fonte, a escolha final será feita não só com base na perícia demonstrada pelo artista mas também baseada em entrevista onde o futuro bolseiro terá de falar sobre as suas aspirações enquanto músico.

As audições acontecem no fim-de-semana de 12 e 13 de Abril na Casa da Música da Uni-CV, no Platô, e os resultados devem ser anunciados na segunda-feira. As audições contam com a presença de Ron Savage.

A Berklee College of Music é uma referência a nível mundial no ensino musical. Foi fundada em 1945 e na altura foi a primeira escola americana a ensinar jazz. Está situada em Boston, nos EUA.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.