Alunos do 7º e 8º anos de Santa Cruz vão continuar a ter aulas nas instalações do ensino secundário

Os alunos do 7º e 8º anos, em Santa Cruz, vão continuar a ter aulas nas instalações do ensino secundário, apesar de, a partir deste ano lectivo 2014/2015, passarem a ser alunos do 3º ciclo do ensino básico.

A informação foi dada pelo delegado escolar do Ministério da Educação e Desporto em Santa Cruz, Belmiro Fonseca, alegando que a questão do alargamento da escolaridade básica para os oito anos é um processo que terá um certo impacto no sistema educativo do município.

De acordo com este responsável, é um processo que ainda está a ser discutido para se encontrar o melhor mecanismo de implementação, porém não deixa de ser motivo de atenção da delegação escolar de Santa Cruz, onde as escolas ainda não estão preparadas para receber este novo processo, sobretudo a nível de infraestruturas.

“Do momento não existem condições, sobretudo, a nível de infraestruturas, para fazer com que as aulas do 7º e 8º anos sejam leccionadas nas instalações do ensino básico, apesar destas passarem a ser, a partir do próximo ano lectivo, o 3º ciclo do ensino básico”, admitiu Belmiro Fonseca.

Praticamente há um mês do início das aulas, o delegado escolar em Santa Cruz disse que este é um trabalho que será desenvolvido ao longo do ano lectivo, e, que talvez, no próximo ano, este problema deverá estar resolvido com a criação de condições em algumas escolas-núcleo.

“Nem todas as escolas básicas têm condições para trabalharmos com os alunos de 7º e 8º anos, daí que teremos que fazer funcionar ainda nas instalações das escolas secundárias e depois, oportunamente, vamos criar condições em algumas escolas-núcleo, nomeadamente, Achada Fazenda e Cancelo”, referiu.

Para esta decisão do ministério, haverá também novos planos curriculares, planos de estudos, novos manuais e guias para os professores, a partir do próximo ano lectivo, acrescentou Belmiro Fonseca.

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.