ASSEMBLEIA MUNICIPAL APRECIA PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO DE SANTA CATARINA

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

A Assembleia Municipal reúne em sessão ordinária nos dias 25 e 26 de junho, tendo em cima da mesa a apreciação e votação da proposta de Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS), no horizonte de 2024.

A sessão vai realizar-se no Auditório do Liceu Amílcar Cabral, por razão das recomendações decorrentes da pandemia do covid-19, nomeadamente, no que respeita ao distanciamento social.

No primeiro dia, quinta-feira, lugar para intervenções do público e dos deputados municipais. Mas a sessão prolonga-se até sexta, estando em debate, para além da proposta do Plano Estratégico de Desenvolvimento, a apreciação do Relatório de Atividades referente ao ano de 2019, bem como da Conta de Gerência do Ano Económico transato e a apreciação e votação da proposta de Parceria Público-Privada, entre o município e o grupo Khym Negoce, para a requalificação da Praça 13 de Janeiro (Praça dos Namorados), entre outros assuntos.

O que é o Plano Estratégico?

O Plano Estratégico consubstancia um conjunto de ações implicitamente incorporáveis através de programas e projetos, um instrumento definidor de uma abordagem consistente de longo prazo, assente em objetivos estratégicos estruturantes de médio e longo prazo.

A título exemplificativo, o Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) estabelece metas desafiantes para o período 2020-2024, numa lógica de interatividade participativa, desde a identificação do problema, passando pelo diagnóstico situacional-estratégico, para concluir com o documento final, estabelecendo a missão, o objetivo, as políticas e as diretrizes, bem como as estratégias de ação.

Sendo de ressaltar que esse pensamento estratégico municipal subscreve e atende à “Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030”, que preconiza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), imprimindo mecanismos profícuos e sistémicos de longo prazo que promovam um  novo modelo de sinergia e empowerment  local, tendo em vista benfeitorizar a qualidade de vida de todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás, aquilatando a visão estratégica de promoção do acesso equitativo à educação e a serviços de saúde de qualidade, a  criação de emprego digno, a sustentabilidade energética e ambiental, a conservação e gestão dos oceanos, a promoção de instituições eficazes e de sociedades estáveis e o combate à desigualdade a todos os níveis.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.