ANIVERSÁRIO DE NORBERTO TAVARES ASSINALADO NAS REDES SOCIAIS

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

No dia em que passam 64 anos sobre o nascimento de Norberto Tavares, a Câmara Municipal de Santa Catarina assinala a efeméride através da edição de um vídeo que conta com as participações musicais de David Rocha, Osvaldo Rocha, Silvino Tavares e Totó Tavares, estes últimos sobrinho e irmão de Norberto, respetivamente. É já este sábado.

Decorrente das limitações e condicionantes sanitárias, por razão do combate ao Covid-19, ao invés do que tem acontecido em anos anteriores, Assomada não vai poder assinalar a efeméride com a dignidade merecida a Norberto Tavares, juntando público e admiradores num espaço físico.

De todo o modo, e preservando as recomendações das autoridades, esta efeméride não vai passar em branco, nomeadamente, assinalando o aniversário natalício de Norberto Tavares com uma produção difundida através da rede social Facebook (ver aqui).

A gravação do concerto de homenagem (na foto) teve lugar na tarde de quinta-feira, 04, no pátio do Centro Cultural Norberto Tavares, onde aconteceram as comemorações da efeméride em anos anteriores.

Norberto, vida e obra

Norberto Tavares nasceu a 06 de junho de 1956, no concelho de Santa Catarina, emigrando para Portugal nos anos 70, tendo neste país gravado alguns álbuns de funaná, o seu género musical de referência.

Em Lisboa avança com a formação da banda Black Power, juntando outros músicos das ilhas e lançando o seu primeiro álbum em 1975, juntando o funaná ao batuko.

Antes de emigrar para os Estados Unidos da América (EUA), em 1979, Norberto Tavares gravou vários temas em Portugal, percorrendo este país em vários concertos.

Pese embora a sua ausência de Cabo Verde, o compositor e cantor nunca deixou de refletir sobre as vivências e as dificuldades dos caboverdianos, circunstâncias bem visíveis nas suas músicas, e assumindo-se com toda a clareza como "um crítico de condições sociais injustas" e um ativista social.

Norberto Tavares faleceu a 26 de dezembro de 2010, nos EUA, estando os seus restos mortais depositados no Cemitério de Nhagar, em Santa Catarina.

“Nôs Cabo Verde di Sperança” (1976), "Volta pa Fonti (1979), “Jornada di un Badiu” (1989) e “Hino di Unificaçon” (1993), que se tornaram parte do repertório popular caboverdiano, especialmente na ilha de Santiago, sãos os seus trabalhos mais conhecidos.

 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 |
 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.