ACHADA FORA E CHÃO DE MONTE LIGADAS À REDE ELÉCTRICA

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CATARINA DE SANTIAGO

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM

 

Prezado/a Jornalista

Foi uma longa espera, mas, finalmente, as povoações de Achada Fora e Chão de Tanque estão ligadas à rede eléctrica. A iluminação pública já está totalmente ligada desde ontem, a domiciliária fica concluída durante esta sexta-feira, 11.

Este sábado, 12, a partir das 19h00, é dia de festa nestas localidades, com a inauguração oficial das ligações à rede, a que se associam o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, e o Edil de Santa Catarina, Beto Alves.

Fim da exclusão energética

Com as ligações eléctricas a Achada Fora e Chão de Monte põe-se fim à exclusão energética de que, durante anos, foram vítimas as populações destas duas localidades.

E convém recordar que, três anos atrás, precisamente no mês de maio, cinco cidadãos destas localidades foram vítimas da repressão, ordenada pelo anterior governo, de que resultou a sua detenção e prisão preventiva na Cadeia de São Martinho.

O ato persecutório inflamou Achada Fora e Chão de Monte, e só não ocorreram episódios ainda mais graves por razão da intervenção do então Vereador Beto Alves, atual Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, que esteve no local (acompanhado do anterior Edil) a manifestar a sua solidariedade às famílias dos detidos (na foto).

Na ocasião, a Câmara Municipal de Santa Catarina emitiu uma nota de imprensa onde se declarava: “A Câmara não está cá para apoiar ligações clandestinas, antes pelo contrário – elas são ilegais -, mas estamos a apoiar este povo que é vítima de exclusão energética. Há mais de seis anos que a rede passou por cá” e “não se poder entender que num País de Rendimento Médio populações como estas fiquem nesta situação, que reivindiquem e a sua voz não seja ouvida”. Fica o registo, para que a memória não se apague.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


 

-- 

Com as melhores saudações,

António Alte Pinho
Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Santa Catarina


Rua Padre Louiz Allaz (antigas instalações da RTC) | Assomada | Santa Catrina | Cabo Verde
(+238) 938 45 59 - 534 78 40 | 
comunicacao.santacatarina@gmail.com | www.cmscst.cv | web.facebook.com/CMSCST/

 

© www.anmcv.com - 2010
Dom DigitalProduzido por Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.